FC Porto: Otávio como um raio a fixar-se no onze
Período de adaptação num piscar de olhos; rápida afirmação pouco habitual na era Conceição; pé esquerdo e velocidade são trunfos
Quando Fábio Cardoso viu o cartão vermelho em Arouca, pairava no ar a dúvida: seria Otávio aposta imediata na ausência do ex-Santa Clara? A resposta foi dada logo a seguir, na receção ao Estrela da Amadora. O ex-defesa do Famalicão estreou-se de dragão ao peito, e logo no onze titular. Cumpriu os 90 minutos, não foi uma exibição sem mácula, mas deu sinais positivos a Sérgio Conceição, que é geralmente reticente a apostas imediatas.
As indicações dadas pelo brasileiro, de 21 anos, no Olival terão sido amplamente favoráveis, não só do ponto de vista físico como na vertente técnico-tática.
Analisando a extensa lista de aquisições desde que Conceição assumiu o FC Porto em 2017/18, verifica-se um padrão no que toca ao designado «período de adaptação». Escapam à regra Alan Varela, que também chegou esta época, Matheus Uribe ou Éder Militão. Figuras importantes do emblema portista ao longo das últimas temporadas, como Taremi, Galeno, Pepê ou Luis Díaz, tardaram a afirmar-se e a cimentarem no onze.
Uma das características de Otávio mais apreciadas por Conceição, e que o distingue de todos os outros defesas centrais disponíveis, é o facto de ser canhoto: com Fábio Cardoso ou Zé Pedro, ambos destros, no eixo, ao lado de Pepe, o modelo desenhado pelo técnico fica limitado.
REGULAMENTOS DÃO TITULARIDADE A FÁBIO CARDOSO
Depois do desaire em Barcelos, o FC Porto concentra já todas as suas atenções na deslocação aos Açores, onde na quinta-feira vai reatar o que resta do encontro que foi adiado devido às más condições climatéricas, no passado dia 7 de fevereiro.
Os regulamentos obrigam a que o FC Porto — exceção feita se algum jogador estiver lesionado — apresente o mesmo onze que iniciou a contenda com os insulares, o que faz com que Fábio Cardoso, que tem sido suplente nas últimas partidas dos azuis e brancos, regresse à equipa, formando dupla com o capitão Pepe no eixo defensivo. De resto, essa deve ser a única alteração que Sérgio Conceição irá apresentar diante da formação de Ponta Delgada. Os dragões tentam marcar presença na meia-final da prova, onde podem encontrar o V. Guimarães.