FC Porto: Navarro quer sonho por inteiro
Passagem pelo Olympiakos elevou a confiança do goleador espanhol; Salvo indicação em contrário, fará pré-temporada no Olival; Ficar, ou não, dependerá do que mostrar e de... Vítor Bruno
«Quando cheguei a Portugal, o meu sonho era assinar pelo FC Porto e ser o avançado deles. O Olympiakos surgiu de um dia para o outro, e tive de me adaptar o mais rápido possível», disse Fran Navarro no início de maio, numa entrevista ao jornal espanhol Marca. O jogador espanhol foi contratado ao Gil Vicente no verão do ano passado, com a administração portista a pagar 7 milhões de euros, um investimento que causou pressão nas escolhas de Sérgio Conceição para o ataque dos dragões, numa altura em que já se especulava uma possível saída de Taremi, que viria a demorar um ano, desta feita para o Inter de Milão, a custo zero.
Fran Navarro não conseguiu conquistar a confiança do então treinador portista em seis meses. Em janeiro, foi emprestado ao Olympiakos, depois de apenas 10 jogos (seis na Liga, dois na Taça de Portugal, um na Liga dos Campeões e um na Supertaça) com a camisola azul e branca, acumulando 273 minutos disputados.
Passagem bem-sucedida pela Grécia, onde aumentou em 75,7 por cento (1124 minutos) o seu tempo em campo e ainda marcou cinco golos. Fran Navarro voltou a chamar a atenção, principalmente da nova equipa técnica portista, liderada por Vítor Bruno.
O avançado, natural de Valência, não teve a oportunidade de disputar e vencer in loco a Liga Conferência, uma vez que não estava inscrito na UEFA O empréstimo incluía opção de compra, mas o elevado valor (7,5 milhões de euros) necessário para adquirir o passe fez o clube do Pireu recuar na decisão. É certo que Navarro irá realizar a pré-temporada com os dragões, sendo esta determinante para o futuro do jogador. No entanto, a decisão final caberá a Vítor Bruno e ao diretor desportivo Andoni Zubizarreta.
Caso o novo treinador portista decida não integrar o avançado de 26 anos no plantel para a época 2024/25, Fran Navarro voltará a ter muitos clubes interessados no seu empréstimo. Uma temporada novamente bem-sucedida poderá levar mesmo à compra definitiva do seu passe.