FC Porto na Taça: 21 vitórias, três troféus e tudo começou com o Sintrense

Vítor Bruno defende legado de Sérgio Conceição que também ele ajudou a consolidar, como adjunto; os dragões detêm o recorde de triunfos seguidos e fazem a defesa do troféu justamente contra o adversário com que iniciaram essa saga

Há coincidências curiosas. O FC Porto tem, por larga margem, o recorde de vitórias consecutivas na Taça de Portugal, 21, e por via dessa trajetória no consulado de Sérgio Conceição ganhou as últimas três finais da prova: ao Tondela, SC Braga e Sporting. A coincidência é que este ciclo vitorioso começou, justamente, com o adversário da 3.ª eliminatória, o Sintrense, a 15 de outubro de 2021, no complexo desportivo do Real SC.

As 21 vitórias seguidas do FC Porto na Taça de Portugal

Implacáveis, os dragões aplicaram então chapa 5, com Sérgio Oliveira e Evanilson a bisarem e Toni Martínez a acentuar a supremacia do FC Porto sobre o Sintrense, na época orientado por Hugo Falcão. A proeza de ganhar 21 jogos consecutivos é ainda mais relevante quando o anterior máximo estava na posse do Benfica, equipa que entre 1979/1980 e 1981/1982, com Mário Wilson e Lajos Baroti no comando, ganhou 16 partidas seguidas. Também Pedroto tinha alcançado 16 triunfos seguidos na prova rainha do futebol português: três no Boavista (1975/76) mais 13 no FC Porto (7 em 1976/77 e 6 em 1977/78).

Os dragões superaram esse registo ao vencer o Estoril por 0-4, na Amoreira, nos oitavos de final da Taça de Portugal, a 9 de janeiro passado, e reforçaram o registo, tendo agora oportunidade de ouro para chegar ao 22.º triunfo, tendo em conta a diferença de valores entre as equipas – para mais o Sintrense, atual líder da Série D do Campeonato de Portugal, não joga em casa, mas no Estádio José Gomes, propriedade do Estrela da Amadora. É esta herança, que Vítor Bruno conhece bem, que o FC Porto defende a partir de domingo, num jogo contra o Sintrense que remete o agora treinador principal para onde tudo começou.

Tudo começou a 15 de outubro de 2021, com goleada por 5-0 ao Sintrense

Atente-se aos números do FC Porto nestes 21 desafios: 61 golos marcados (apenas um autogolo, de André Horta, SC Braga) e 10 sofridos; 19 portistas participaram nos golos, com Evanilson a destacar-se com 16 finalizações, seguido de Toni Martínez, com oito. Ambos saíram no mercado de verão, o brasileiro com destino ao Bournemouth e o espanhol para o Alavés.

A última derrota do FC Porto na Taça de Portugal aconteceu na 2.ª mão da meia-final contra o SC Braga, no Dragão (2-3), a 3 de março de 2021, depois de no primeiro jogo se ter registado um empate a uma bola. Os dragões têm 20 troféus no palmarés. Podiam ter mais: é a equipa que mais finais perdeu na história da competição, 14.