3 setembro 2024, 16:58
Irmão de Eustáquio integra equipa técnica do Canadá
Mauro Estáquio, ex-jogador e adjunto nos canadianos do York United FC, vai estar com a seleção na data FIFA de setembro
Conta ter o nível 1 no final da temporada, mas ainda vai avaliar se o futuro passará mesmo por liderar equipas
Concentrado na seleção do Canadá que vai disputar jogos amigáveis com os Estados Unidos e México, Eustáquio revelou em entrevista ao Canadian Soccer Daily que no final da temporada terá o «nível 1 de treinador» e que o desejo é «fazer o nível 2 imediatamente, se possível.»
Com 27 anos, o médio não está a pensar em pendurar as chuteiras, mas parece ter encontrado uma vocação assim que der a carreira por encerrada. «Estive com muitos treinadores que fizeram um trabalho muito bom. Também aprendi muito. No final da temporada, terei o Nível 1 em Portugal. Estou interessado em fazer o Nível 2 imediatamente, se puder», disse.
3 setembro 2024, 16:58
Mauro Estáquio, ex-jogador e adjunto nos canadianos do York United FC, vai estar com a seleção na data FIFA de setembro
Ser treinador no futuro dependerá de uma análise cuidada. «Amo ser um jogador. Não sei se poderia ser um treinador. Não sei se minha namorada quer que eu seja um treinador», brincou. «Com todas as viagens que tenho feito como jogador, não sei se poderei fazer isso quando me aposentar. Mas, ao mesmo tempo, adoraria estar envolvido no futebol», afirmou.
O médio falou também sobre o papel que desempenha no FC Porto, onde funciona mais como número 8. «Se o técnico do FC Porto precisar que eu seja um médio defensivo, acho que sou capaz de fazer isso. Nos últimos dois anos no Porto fui n.º 8 e já desempenhei um papel como n.º 10 algumas vezes, quando dois dos meio-campistas descem tenho que estar naquele espaço. Acho que é só uma questão de tentar ser o melhor e mais completo meio-campista que puder ser. Porque se eu fosse um treinador, adoraria ter um meio-campista que pudesse fazer todas essas tarefas», apontou.