NBA só avisou Ja Morant para guardar as pistolas
Ja Morant não consegue manter-se afastado das confusões com associação a armas Fotografia NBAE

NBA só avisou Ja Morant para guardar as pistolas

BASQUETEBOL03.04.202522:07

Base dos Grizzlies como Buddy Hield dos Warriors não serão penalizados pelos gestos no jogo em Memphis, mas foram avisados. Fãs começam a fartar-se dos problemas com a sua estrela

Quando, terça-feira, os Warriors foram a Memphis bater os Grizzlies por 125-134, além da sensacional performance de Stephen Curry (10 res, 8 ass, 5 rbl), que registou 52 pontos em mais um triplo-duplo, convertendo 12 triplos, em 20 tentativas, que o deixou a dois do recorde da NBA de Klay Thompson, o embate no FedEx Forum ficou ainda marcado por um gesto, mais um, do base da casa Ja Morant perto do fim.

A 20,1s do apito final (125-132), o novo treinador interino dos Grizzlies, Tuomas Lisalo, pediu desconto de tempo, mas antes de ir para junto dos colegas, ao passar em frente ao banco de Golden State, Morant simulou com as mãos como se estivesse a disparar. O base/extremo dos Warriors Buddy Hield, fez o mesmo, enquanto Draymond Green se queixava aos árbitros e Curry ficava estupefacto.

Morant e Hield receberam de imediato falta técnica, no entanto, no dia seguinte, a NBA levantou uma investigação à situação para ver se iam contra as suas políticas e normas que proíbem jogadores fazerem certos gestos ou sinais de gangues. Atitudes que podem levar a multas e castigos.

A liga não admite, faz parte do contrato coletivos de trabalho, ligações dos jogadores a gangues por considera-los serem exemplos para a sociedade. Quem tiver tatuagens relacionadas com gangues terá sempre que a cobrir, assim como tatuagens com logos comerciais no corpo ou mesmo pintadas no cabelo.

Os gestos a fazer dos dedos pistolas têm sido recorrentes com Ja Monrant, de 25 anos, desde que chegou à liga como n.º 2 do draft de 2019 e foi Rookie do Ano de 2019/20. Apesar de vir da classe média, nunca ter vivido num bairro social ou frequentado escolas problemáticas, Morant tem um fascínio pela cultura de gangues e não o esconde dentro e fora dos courts.

Ficaram famosos os seus dois vídeos ao vivo para as redes sociais em que surgia com uma pistola. No primeiro, em março de 2023, levou-o ao afastamento dos Grizzlies por oito jogos, a que, depois de uma investigação, a NBA fixou em oito partidas de suspensão sem direito a vencimento e obrigou o base a cumprir um programa de aconselhamento.

Fotografia NBAE

Parecia tudo resolvido. Afinal não. Bastaram dois meses e voltou a aparecer numa transmissão em directo com uma arma dentro de um carro. Ainda por cima numa cidade que não era Memphis, o que levantou a suspeita que tivesse levado a arma no charter dos Grizzlies. O que seria uma violação grave para a NBA. Confirmou-se que não, mas Ja não escapou a mais 25 jogos de suspensão.

Temeu-se que quem até tem a alcunha de Pistol Man e Bad Boy, voltasse a ser suspenso. A Liga anunciou , entretanto, que não haverá penalizações, mas tanto Ja Morant como Buddy Hield foram avisados para não repetirem os gestos de pistolas.

Quem não está muito satisfeito com a situação são os adeptos dos Grizzlies, que começam a ficar fartos dos casos que envolvem a sua maior estrela e questionam o clube se vale a pena apostar nele para tentarem chegar ao títulos.