Martín Anselmi, treinador do FC Porto, elogia o médio canadiano
0 seconds of 47 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
PEDRO HENRIQUES PENALTI RUIZ DIOMANDE
02:20
00:00
00:47
00:47
 

FC Porto: conheça parte da solução para a nova matriz de jogo

NACIONAL28.03.202508:20

Contra o Aves SAD, Eustáquio voltou a jogar como líbero entre Nehuén Pérez e Marcano e a saída de bola do FC Porto foi mais segura. Tudo indica que deve manter a posição no Estoril, num teste para o clássico com o Benfica

Impondo a sua ideia desde que assumiu o comando técnico do FC Porto, Martín Anselmi trouxe uma nova matriz de jogo, que paulatinamente procura cimentar no futebol dos azuis e brancos. Esta inovação representa uma rutura com o sistema tradicional do clube, historicamente assente numa linha defensiva de quatro jogadores. Contudo, a sua implementação tem enfrentado desafios, tanto pela limitação de tempo disponível para trabalhar este modelo em treino e competição, como pela adaptação das características da maioria dos jogadores defensivos, que não parecem estar alinhadas com este formato.

Ainda assim, e procurando tirar o máximo proveito dos elementos que tem à sua disposição, Martín Anselmi tentou nos últimos dois meses ensaiar várias soluções na composição do trio defensivo, quase sempre recorrendo a centrais de raiz, mas curiosamente a primeira experiência, em Belgrado, diante do Maccabi Telavive, foi Eustáquio o eleito para jogar entre Tiago Djaló e Otávio, num jogo que os dragões venceram por 1-0, com golo de Nico González.

Contudo, Martín Anselmi não manteve esta aposta no internacional canadiano como líbero, assumindo no corredor central a saída de bola do FC Porto, um problema que se agudizou em muitas partidas, deixando Diogo Costa à mercê dos avançados adversários.

Seguiram-se muitos jogos sempre com a aposta a recair entre Nenhuén Pérez, Tiago Djaló, Zé Pedro e mais recentemente do regressado Marcano, mas diante do V. Guimarães, no Estádio do Dragão, o treinador argentino concedeu a primeira titularidade ao reforço de inverno Tomás Pérez, que fez parceria com Zé Pedro e Otávio no último reduto portista.

Tem sido difícil, na realidade, Martín Anselmi encontrar um ponto de equilíbrio nas dinâmicas defensivas da equipa e como inicia o seu jogo a partir de trás, daí que contra o Aves SAD, naquela que terá sido a melhor exibição dos portistas com o novo treinador, tenha sido Eustáquio a surgir novamente no eixo central entre Nehuén Pérez e Marcano. Sendo um jogador inteligente e com boa capacidade de passe, pode ser a solução para o problema, tornando-se assim num ponto nevrálgico para o conceito de jogo preconizado por Martín Anselmi, que não abdica dos seus princípios e da forma como vê o futebol, pese embora se note que nem todos os jogadores se sentem confortáveis na atual forma de jogar dos azuis e brancos. Eustáquio regressou dos trabalhos das seleções e pode mesmo manter o lugar no Estoril, naquele que será um verdadeiro teste ao modelo de jogo portista, tendo em conta que dentro de uma semana haverá um eletrizante FC Porto-Benfica no Dragão.

Pode também interessar-lhe (vídeo):

Técnico não descarta, mas admite que será muito difícil a breve prazo
0 seconds of 1 minute, 24 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
PEDRO HENRIQUES PENALTI RUIZ DIOMANDE
02:20
00:00
01:24
01:24