Arouca Evangelista destaca «profissionais exemplares» em época surpreendente
É um Arouca disposto a segurar o 5º lugar europeu que vai receber um Marítimo ainda na luta pela sobrevivência na Liga. Posições opostas, estados de espírito diferentes vão marcar o jogo da 27ª jornada, este sábado, no Estádio Municipal de Arouca.
Um encontro que o treinador Armando Evangelista preparou dentro dos padrões habituais de exigência e concentração competitivas, para não ser surpreendido por um adversário determinado a fazer pela vida e a levar pontos de Arouca.
«Olhando para aquilo que é o Marítimo, o resultado que obteve no último jogo [vitória de 4-2 sobre o Boavista] espelha mais aquilo que vale enquanto equipa e enquanto trabalho de seu treinador, do que aquilo que feito ao longo da época. Há ainda a salientar que é uma equipa que está a lutar pela sobrevivência e que sabe que o jogo em Arouca é mais uma oportunidade para sair da posição incómoda em que se encontra. Tudo isto são aspetos que acentuarão as dificuldades que vamos ter», começou por dizer Armando Evangelista na antevisão ao jogo.
Numa altura em que a equipa continua a dar boa conta do recado no campeonato – atingiu já o 5º lugar e não sofre golos há quatro jornadas - o treinador do Arouca não quer que a ideia de vir a disputar a Liga Europa venha atrapalhar o foco da equipa.
«Temo-nos mantido alheios a isso. Compreendo que, no caso do Arouca, se fale em competições europeias, mas nós apenas olhamos para cada jogo como uma oportunidade de fazer três pontos, dar bons espetáculos aos nossos adeptos e ganhar. É desta forma que temos de olhar para o jogo com o Marítimo. O próprio jogo já nos dá pressão suficiente. É assim que vamos olhar para cada jogo. No final do campeonato as contas serão feitas.»
A evolução da equipa ao longo da época tem sido uma realidade que Armando Evangelsita não tem dificuldade em explicar.
«Partimos para esta temporada com um plantel equilibrado e de intensa competição interna. Isso deixa-nos tranquilo quando temos que substituir alguém. Os nossos jogadores são profissionais exemplares, se assim não fosse não estávamos na posição em que nos encontramos. Grande parte dos jogadores que chegaram esta época ao plantel eram desconhecedores do campeonato, da nossa cultura e do clube. Tiveram um processo evolutivo que demora o seu tempo. Graças ao trabalho diário, o crescimento é notório e os resultados mostram que estamos no bom caminho. Temos vindo a cometer menos erros e fico satisfeito com os indicadores positivos que temos demonstrado. Ambição nunca nos faltou nem vai faltar até ao fim do campeonato.»
Sem o médio defensivo Ismaila Soro (lesionado), Armando Evangelista deverá manter a confiança no espanhol Uri Busquets, já utilizado na jornada anterior frente ao Famalicão. Vitinho e Dabbagh, ainda entregues ao departamento médico, são outras duas ausências confirmadas no confronto com os maritimistas.