Estrelinha? Todos os golos para lá dos 90' que valeram empates ou vitórias ao Leverkusen
Bayer Leverkusen (IMAGO)

Estrelinha? Todos os golos para lá dos 90' que valeram empates ou vitórias ao Leverkusen

INTERNACIONAL27.04.202420:24

Equipa de Xabi Alonso tem levado ao extremo uma velha máxima do futebol: 'O jogo só acaba quando o árbitro apita'

Nunca se pode dar como garantida uma derrota do Bayer Leverkusen nesta época. O que aconteceu este sábado é um exemplo perfeito disso – a perder por 1-2 com o Estugarda, depois daquilo que seria o golo do empate de Kossounou ser anulado por fora de jogo, o Bayer empatou no último lance do jogo.

Esta foi a nona vez esta época que os farmacêuticos marcaram um golo decisivo (que resultou em empate ou vitória) para lá dos 90 minutos. Esta capacidade, que já é uma imagem de marca da equipa, nasceu na 4.ª jornada da Bundesliga.

O Bayer visitava o terreno do Bayern e perdia por 2-1 ao cair do pano, quando um penálti de Palacios (90+4’) impediu uma derrota numa fase muito precoce na temporada.

Momento do golo de Palacios com o Bayern (IMAGO)

Seguiu-se a primeira de três aparições do Qarabag neste texto – na 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, Boniface (90+4’) converteu um penálti para então dar a vitória aos alemães.

Vieram depois duas vitórias na Bundesliga, com o Augsburgo (90+4’, golo de Palacios), com o RB Leipzig (Hincapié, aos 90+1’), e uma na Taça, com o Estugarda (90+1’, com golo de Tah).

Até que chegamos ao duplo duelo com o Qarabag, nos oitavos de final da Liga Europa. Na 1.ª mão, Patrik Schick (90+2’) impediu a derrota e uma semana depois, o checo deu mesmo a vitória à sua equipa com golos aos 90+3’ e aos 90+7’.  Schick ainda repetiria a façanha frente ao Hoffenheim com um golo aos 90+1’.

Schick tem sido um jogador importante para o Bayer (IMAGO)

E chegamos às duas últimas jornadas da Bundesliga, onde o Leverkusen impediu derrotas tanto com o Borussia Dortmund e como com o Estugarda ao marcar, nos dois jogos (Stanisic no primeiro e Andrich no segundo), aos 90+7’.

Xabi Alonso celebra empate com o Borussia Dortmund (IMAGO)

Deste modo, a invencibilidade do Bayer já dura há 46 jogos e com mais sete potenciais partidas (se chegar à final da Liga Europa) até ao fim da época, e com esta estrelinha de campeão do seu lado, a equipa de Xabi Alonso pode mesmo terminar a temporada sem qualquer derrota.