27 abril 2024, 19:38
Inacreditável: Bayer Leverkusen impede derrota aos 90+7'!
Estugarda esteve a ganhar até ao último lance da partida, mas a equipa de Xabi Alonso continua imbatível
Equipa de Xabi Alonso tem levado ao extremo uma velha máxima do futebol: 'O jogo só acaba quando o árbitro apita'
Nunca se pode dar como garantida uma derrota do Bayer Leverkusen nesta época. O que aconteceu este sábado é um exemplo perfeito disso – a perder por 1-2 com o Estugarda, depois daquilo que seria o golo do empate de Kossounou ser anulado por fora de jogo, o Bayer empatou no último lance do jogo.
27 abril 2024, 19:38
Estugarda esteve a ganhar até ao último lance da partida, mas a equipa de Xabi Alonso continua imbatível
Esta foi a nona vez esta época que os farmacêuticos marcaram um golo decisivo (que resultou em empate ou vitória) para lá dos 90 minutos. Esta capacidade, que já é uma imagem de marca da equipa, nasceu na 4.ª jornada da Bundesliga.
O Bayer visitava o terreno do Bayern e perdia por 2-1 ao cair do pano, quando um penálti de Palacios (90+4’) impediu uma derrota numa fase muito precoce na temporada.
Seguiu-se a primeira de três aparições do Qarabag neste texto – na 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, Boniface (90+4’) converteu um penálti para então dar a vitória aos alemães.
Vieram depois duas vitórias na Bundesliga, com o Augsburgo (90+4’, golo de Palacios), com o RB Leipzig (Hincapié, aos 90+1’), e uma na Taça, com o Estugarda (90+1’, com golo de Tah).
Até que chegamos ao duplo duelo com o Qarabag, nos oitavos de final da Liga Europa. Na 1.ª mão, Patrik Schick (90+2’) impediu a derrota e uma semana depois, o checo deu mesmo a vitória à sua equipa com golos aos 90+3’ e aos 90+7’. Schick ainda repetiria a façanha frente ao Hoffenheim com um golo aos 90+1’.
E chegamos às duas últimas jornadas da Bundesliga, onde o Leverkusen impediu derrotas tanto com o Borussia Dortmund e como com o Estugarda ao marcar, nos dois jogos (Stanisic no primeiro e Andrich no segundo), aos 90+7’.
Deste modo, a invencibilidade do Bayer já dura há 46 jogos e com mais sete potenciais partidas (se chegar à final da Liga Europa) até ao fim da época, e com esta estrelinha de campeão do seu lado, a equipa de Xabi Alonso pode mesmo terminar a temporada sem qualquer derrota.