Estoril: Rodrigo à direita na seleção...e à esquerda na Amoreira
Rodrigo Gomes (à direita), celebra a obtenção de um golo com o companheiro de equipa João Marques em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Estoril: Rodrigo à direita na seleção...e à esquerda na Amoreira

NACIONAL20.03.202419:33

Ala de 20 anos encontra-se integrado nos trabalhos da Seleção Nacional sub-21; deverá jogar à direita por Portugal, mas tem dado boa resposta a jogar pelo lado contrário no emblema da Linha de Cascais

Com uma receção ao FC Porto – o quarto embate entre ambos na presente temporada – agendada para o próximo dia 30, o Estoril seguiu esta quarta-feira a sua semana de trabalho com mais uma sessão no centro de treinos da Adroana, onde esta sexta-feira defrontará o Alverca, da Liga 3, em partida de preparação, com um plantel apenas desfalcado por dois lesionados – Jordan Holsgrove e Erick Cabaco - e quatro ausentes nas seleções nacionais, o que impedirá Vasco Seabra de trabalhar com o seu onze titular nos próximos dias.

O técnico do Estoril apenas voltará a contar com o plantel completo a poucos dias antes do embate, aguardando pelos regressos de Wagner Pina e Rafik Guitane, que se preparam para a estreia como internacionais A por Cabo Verde e Argélia, respetivamente, tal como Mateus Fernandes, João Marques e Rodrigo Gomes, que se encontram ao serviço da seleção sub-21 de Portugal. Em todos estes elementos, o emblema da Linha de Cascais encontrará potenciais titulares e elementos de enorme influência para a manobra da equipa.

Um dos casos mais flagrantes será o de Rodrigo Gomes, um titular absoluto para os canarinhos desde a chegada ao clube, no início da época e em especial a partir do momento em que a equipa alterou o seu sistema tático para um 3x4x3 no qual se projetou como ala direito bastante ofensivo. Essa adaptação revelou-se muito bem conseguida e a sua influência conduziu o Estoril à melhor fase da sua temporada, com uma recuperação pontual na Liga e a caminhada até à final da Taça da Liga.

Em função do seu rendimento e, em especial, os sete golos e sete assistências que soma na presente temporada, Rodrigo passou a ser incontestável na direita e, mais tarde…também na esquerda, desde que há cerca de três semanas Vasco Seabra decidiu resguardar Tiago Araújo, que se apresentava carregado fisicamente e, em função do rendimento do atleta emprestado pelo SC Braga – e também de Wagner Pina, que entrou para o lado direito - …não mais saiu, tendo cumprido o terceiro encontro consecutivo no lado oposto àquele em que se vinha afirmando.

O ala defrontou Vitória de Guimarães, Benfica e Portimonense e nada indica que essa situação possa alterar-se; o jovem poderá, por isso, passar em poucos dias de uma utilização como lateral direito ao serviço da Seleção Nacional sub-21 – já alinhou integrado numa defesa a quatro em jogos oficiais – para o retorno à Amoreira para as funções de ala esquerdo.

Tendo por base os últimos jogos realizados por Rodrigo Gomes, o seu poder de aceleração e imprevisibilidade não parecem ter sido condicionados com a inversão de ala. Assim, tudo aponta para que o jovem de 20 anos volte a surgir na esquerda na receção ao FC Porto, cumprindo assim o 30.º jogo oficial pelo conjunto da Amoreira.