Estoril: Michel estreia-se na Liga e entra no processo de rotação
Brasileiro foi promovido dos sub-23, estreou-se na Liga frente ao Farense e deverá ser a primeira alternativa para o meio-campo na convocatória para Alvalade, em função da ausência de Mateus Fernandes
Com o mercado aberto desde segunda-feira, o Estoril parece ter encontrado o seu primeiro reforço a partir de uma solução interna e por força do momento: pelo problema saudável de os canarinhos estarem envolvidos em todas as competições em Portugal, a opção para os meses de outubro, novembro e dezembro passou por promover uma rotação que envolveu praticamente todo o plantel e com sucesso absoluto – chegado a janeiro, o emblema da Amoreira ainda disputa Taça de Portugal e Taça da Liga, além do campeonato.
Um esforço coletivo que conheceu expressão absoluta no meio-campo, setor no qual Jordan Holsgrove e Mateus Fernandes entraram como primeiras opções para a Liga, mas sempre devidamente salvaguardados por Koba Koindredi, titular em partidas de elevado grau de dificuldade como aquelas que envolveram o Benfica, pela Liga, ou o FC Porto, pela Taça da Liga, e com prestações de assinalável qualidade. Mais tarde, também Alex Soares passou a integrar esta ideia, mas…foi infeliz.
O experiente médio de 32 anos teve a sua oportunidade na receção ao FC Porto, mas contraiu um problema muscular que o afastou de competição até ao momento atual e abriu uma janela de oportunidade a outro elemento que parece agora estar a fazer o seu caminho. Michel Costa impressionou a equipa técnica com o seu rendimento na equipa sub-23, mereceu a primeira convocatória oficial há duas semanas – e há duas jornadas – em Famalicão e teve direito à tão ambicionada estreia na Liga no passado sábado.
Michel foi lançado nos últimos minutos da receção ao Farense, mais precisamente aos 82 minutos, quando os canarinhos já haviam estabelecido o 4-0 final, e mostrou bons pormenores, justificando a aposta e reforçando a ideia de que este tipo de aparição poderá mesmo repetir-se no futuro. Recorde-se que a confiança manifestada no brasileiro de 22 anos está diretamente relacionada com a ausência de Alex Soares…mas não só, visto que no plantel existem outras possíveis soluções como Mor Ndiaye, Ivan Pavlic ou Finn Dicke.
Michel parece ter ultrapassado estes três concorrentes e subido na hierarquia do meio-campo estorilista, no arranque de uma fase particularmente sensível para a equipa, que nos próximos sete dias irá defrontar dois grandes – o Sporting, pela Liga, já esta sexta-feira, e o FC Porto, na terça-feira seguinte, pela Taça de Portugal. Em suma, dois candidatos claros à conquista dessas duas competições, mas que não inibem o Estoril de projetar a possibilidade de Michel ambicionar somar minutos como uma opção válida para a intermediária.
Face à proximidade entre os dois encontros, não apenas será de esperar que Vasco Seabra possa gerir a utilização dos seus médios como…a isso será obrigado, visto que Mateus Fernandes não poderá defrontar o Sporting visto estar emprestado pelos leões ao emblema da Linha de Cascais. Uma contrariedade que representa a garantia de que haverá mexida obrigatória no meio-campo estorilista, pelo que Michel passará, pelo menos, a constituir a primeira alternativa para a posição já na partida de Alvalade, dentro de três dias.