Estoril (clube) passa a ser liderado pelo ‘seu’ Rui Costa
Rui Paulo Costa, presidente recém-eleito do Grupo Desportivo Estoril Praia. Foto: GD Estoril Praia.

Estoril (clube) passa a ser liderado pelo ‘seu’ Rui Costa

NACIONAL06.04.202415:44

Grupo Desportivo Estoril Praia foi a eleições esta sexta-feira e elegeu Rui Paulo Costa como presidente; teceu, a A BOLA, os planos para o seu mandato na condução da instituição

Esta sexta-feira foi marcada por eleições para os corpos sociais do Grupo Desportivo Estoril Praia (o clube) absolutamente pacíficas até porque existia lista única, e após o ato eleitoral o emblema da Linha de Cascais passará a ter como líder Rui Costa. Não o antigo Maestro, que continuará a liderar os destinos do Benfica, mas sim Rui Paulo Costa, que sucede ao anterior presidente (de longa data), Alexandre Faria, que se manterá na nova Direção, mas nas funções, de presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

«Este é o maior desafio da minha vida. Chegar à presidência deste grande clube foi algo que estava para lá do meu imaginário e tendo surgido a oportunidade, agarrei-a com muita vontade de fazer um bom trabalho e continuar o excelente legado que nos deixa o Alexandre (ndr: Faria)», transmitiu Rui Paulo Costa logo após a eleição e, mais tarde, explicou a A BOLA que a sua candidatura surgiu com naturalidade e mereceu consenso em toda a instituição, facilitando o processo.

«O que me levou a candidatar-me foi o facto de já pertencer ao Conselho Consultivo, tenho uma ligação ao Estoril Praia já de muitos anos e onde passei, ao longo do tempo, a acompanhar mais de perto a vida do clube e proporcionou-se a própria candidatura. Por essa razão, constituí naturalmente a equipa e apresentei-me a eleições», explicou, antes de apresentar os planos para o seu mandato, que passam por prolongar a estabilidade, dando continuidade ao trabalho efetuado pelos corpos sociais anteriores.

Rui Paulo Costa considerou fundamental continuar a aposta no futebol de formação, com muita tradição no futebol nacional. «Sem dúvida alguma de que é por essa situação que a constituição desta equipa conta com o anterior presidente, que será o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral. O nosso regime de trabalho estará sempre na aposta na formação e essa continuidade em relação ao que tem sido desenvolvido, e bem, pela Direção cessante», recordou, em sintonia com o que tem sido realizado nos últimos anos.

«Acompanhámos sempre esse trabalho e vamos dar-lhe continuidade. Vamos reforçar laços e, portanto, criar laços com esse propósito e é nesse sentido que estamos a trabalhar», garantiu o presidente recém-eleito do Estoril, que prometeu ainda manter – e até reforçar - as atuais excelentes relações com a SAD, que gere o futebol profissional. «Conheço a administração da SAD, estamos portanto em sintonia e a nossa formação é fundamental para a SAD. Temos, por isso, de reforçar esse caminho», vincou.

Um caminho de sinergia que tem pautado os últimos anos na Linha de Cascais, entre clube mãe e sociedade anónima desportiva, numa coexistência saudável, que se tem refletido com a transição de atletas para o profissionalismo entre vizinhos – o Estádio António Coimbra da Mota, onde se encontra a SAD, encontra-se paredes meias com o Centro de Treino e Formação Desportiva, quartel-general do clube. «Tive uma ligação com a SAD há bem pouco tempo e esse laço entre nós já tem um histórico, com força, e ainda bem», congratulou-se o dirigente.

«Com essa ligação, o Grupo Desportivo Estoril Praia e a própria SAD têm conseguido fazer aquilo que muitos clubes em Portugal infelizmente não conseguiram», assinalou, por fim, Rui Paulo Costa, entusiasmado para iniciar funções.