Edwards na porta de saída: o valor pedido pelo Sporting

Administração leonina quer colocar o inglês em definitivo e o valor base para o negócio está definido. Empréstimo é cenário mais realista e permite poupar valor do vencimento do extremo, que é de €1 M limpos por época

Está definido o valor para a saída de Marcus Edwards do Sporting, cenário que a administração leonina quer ver a ganhar forma já nesta janela de transferências de inverno. Afastado do grupo por questões disciplinares e com apenas mais um ano e meio de contrato, o extremo de 26 anos tem os dias contados em Alvalade e a SAD aceita negociar por valor na ordem dos 10 milhões de euros. Há interessados mas querem o inglês por empréstimo, o que ainda assim permitiria poupar no vencimento do camisola 10, que é de 1 milhão de euros limpos por temporada.

Marcus Edwards não conta para Rui Borges. O avançado está a trabalhar fora do grupo, não apenas porque se atrasou para a concentração dos não convocados para a final da Taça da Liga com o Benfica – 6-7 no desempate por penáltis após 1-1 nos 90’, no passado dia 11, em Leiria – mas também pela atitude desligada numa conversa posterior com o treinador e pela continuidade do comportamento descomprometido no dia a dia na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Numa temporada em que estava em teste, entre a possibilidade de renovar contrato ou ser colocado no mercado, vai prevalecer a segunda hipótese e querem os verdes e brancos vender já o passe. Por 10 milhões de euros o Sporting aceita negociar – 35 por cento do valor tem de seguir para o Tottenham, clube de formação de Edwards e de onde se transferiu para o Vitória de Guimarães em 2019, tendo seguido para Alvalade em janeiro de 2022, a troco de 7,75 milhões de euros por 50 por cento do passe; mais tarde, aquando da transferência de Pedro Porro para o Tottenham, os verdes e brancos adquiriam mais 15 por cento.

A venda em janeiro é o desejo leonino, a cedência cenário alternativo a aceitar mais no final deste mercado, permitindo ainda assim poupança no vencimento do jogador, que é de 1 milhão de euros limpos, cerca de 2 milhões após impostos. Certa será sempre a venda no verão, altura em que o inglês entra no último ano de contrato – termina em junho de 2026.

Sporting: os motivos do afastamento de Edwards

17 janeiro 2025, 20:05

Sporting: os motivos do afastamento de Edwards

Atitude ‘desligada’ em conversa com o treinador ‘trama’ inglês. Mesmo após atraso na Taça da Liga mostrou-se descomprometido e treina-se fora do grupo. SAD quer vender já mas hipóteses que surgiram (Besiktas e clube italiano) são todas por empréstimo

UM SUBSTITUTO PARA O INGLÊS

Com uma saída imediata de Edwards e ainda em tempo útil nesta janela de transferências, ficará a pergunta se os verdes e brancos poderão tentar substituir o jogador com uma investida no mercado ou se procurarão a alternativa de forma interna.

Mas primeiro resolver a situação do extremo, que teve já o Besiktas de olho e tem clube italiano também interessado. Têm os verdes e brancos até ao final do mês para resolver um assunto que se não for agora resolvido terá de ser na próxima janela de transferências.