Duarte Gomes analisa o Estrela-FC Porto: trabalho positivo, com contributo importante do VAR

Liga Duarte Gomes analisa o Estrela-FC Porto: trabalho positivo, com contributo importante do VAR

FUTEBOL15.09.202323:46

A análise aos casos de arbitragem do duelo que abriu a 5.ª jornada da Liga.

João Pinheiro, recentemente nomeado pela FIFA para participar no próximo Mundial de Sub-17 na Indonésia (de 10 de novembro a 2 de dezembro), deslocou-se à Reboleira para dirigir o CF Estrela da Amadora/FC Porto. 

Fábio Melo esteve no VAR.

A análise aos casos:

2' Ronald e Ivan Jaime tentaram jogar a bola, havendo toque muito ligeiro do pé do espanhol no do avançado. Pareceu evidente que o contacto não teve intensidade nem força para determinar queda tão empolada do avançado do Estrela da Amadora. João Pinheiro estava perto e avaliou com acerto lance que aconteceu dentro da área azul e branca. 

5' Erro de avaliação inicial do árbitro bracarense bem corrigido por intervenção oportuna do seu VAR: Pepe efetuou tacle deslizante na direção da bola, não para cima do corpo/pernas de Léo Jabá. O contacto foi evidente mas aconteceu fruto da movimentação em corrida do avançado. Lance típico de "não falta" de parte a parte. Resta dizer que a bola ainda estava dentro de campo quando Pinheiro assinalou pontapé de penálti, razão pela qual o jogo recomeçou corretamente com lançamento de bola ao solo para o guarda-redes Diogo Costa. 

10' Cartão amarelo bem exibido a Kialonda Gaspar, após entrada muito negligente sobre Navarro. O central angolano apontou para a bola, mas chegou tarde e atingiu apenas a perna do adversário com impetuosidade. Antes do árbitro interromper a partida, Miguel Lopes foi puxado por Evanilson, que na sequência da sua "infração" tropeçou, lesionando-se com aparente gravidade. 

23' Cruzamento de Gonçalo Borges da direita, desviado pelo peito (e não braço) de Léo Silva. O lance terminou nas mãos do guarda-redes Bruno Brígido. Tudo legal.

13' Barreira de um só jogador (do Estrela da Amadora) estava curta e demasiado próxima do local onde foi executado pontapé-livre para o FC Porto. Talvez tenha sido esse o motivo que motivou a sua lesão, após ser violentamente atingido pela bola. 

16' Léo Jabá foi bem advertido após entrada tardia e muito negligente sobre André Franco. O jogador do Estrela tentou tirar a bola do pés do adversário, mas só acertou no seu pé direito.

29' No início da jogada que culminou no único golo da partida, Pepe esticou o pé direito e tocou apenas na bola, sem nunca ter cometido infração sobre Ronald. Apesar de alguns protestos (na circunstância, compreensíveis), o lance foi bem analisado pela equipa de arbitragem. 

29' Medhi Taremi finalizou com sucesso, após assistência de Pepe. O árbitro assistente decidiu muito bem: o avançado iraniano partiu de posição legal. Golo bem validado. 

45' Wendell esticou o pé direito para tentar intercetar a bola, acabando por atingir apenas a perna de Ronald e de forma claramente negligente. A infração, que também cortou ataque prometedor do Estrela, foi bem punida com advertência (não estavam reunidos os requisitos para a expulsão por corte de clara oportunidade de golo).

48' Cartão amarelo bem exibido a Pepe, após derrubar Léo Jabá. A infração em si foi apenas imprudente, mas taticamente cortou saída prometedora do adversário. 

51' Aloísio agarrou André Franco de forma antidesportiva, travando a sua progressão. Infração evitável mas bem punida com advertência. 

56' Um dos poucos erros de João Pinheiro na partida: Gonçalo Borges não cometeu falta sobre Miguel Lopes. O amarelo que viu foi incorreto.

61' Wendell, em desequilibrio, levantou o braço esquerdo na direção do corpo do Regis, que caíu após o contacto. Mais uma vez, pareceu evidente que o toque sofrido não foi suficiente para causar queda tão notória. Esteve bem a equipa de arbitragem ao desvalorizar lance que aconteceu na área do FC Porto.

67' André Franco viu com justiça o amarelo após rasteirar Ronald com negligência. A infração, perto da área azul e branca (descaída para a esquerda), cortou ainda ataque prometedor do avançado brasileiro. 

90' Everton cruzou da direita bola que seguiu na direção do corpo (e não braço) de Stephan Eustáquio. Foi legal a interceção em salto do médio azul e branco. 

Nota - 7