«Dier queria que eu fosse para o Sporting, mas disse logo que não ia acontecer»
Vertonghen jogou duas épocas na Luz e sai para o Anderlecht no verão de 2022. Foto: Sérgio Miguel Santos/ASF

«Dier queria que eu fosse para o Sporting, mas disse logo que não ia acontecer»

NACIONAL16.10.202314:31

Jan Vertonghen recorda processo de mudança para o Benfica

Em entrevista ao 'Final Cut', podcast da agência de comunicação Sports Tailors, Jan Vertonghen recorda o processo de assinatura de contrato com o Benfica.

«Estava nos canais, em Amesterdão, e o meu agente ligou: 'O Benfica quer falar contigo'. E eu disse: 'Tudo bem'. Um grande clube, com uma grande história... Pesquisei na internet, vi em que lugar tinham acabado a época, fiz uma pesquisa mais aprofundada. Claro que já conhecia alguns jogadores», começa por dizer o central belga.

Seguiu-se um telefonema. Para um amigo, um colega que tinha deixado no Tottenham.

«Liguei ao Eric Dier, um bom amigo, que tinha jogado no Sporitng. Perguntei-lhe sobre a Liga e a vida em Portugal, e o feedback foi muito positivo. Claro que ele queria que eu fosse para o Sporting, mas disse-lhe que isso não ia acontecer», revela Vertonghen.

O internacional belga conta depois que teve depois uma reunião, por vídeo, com o empresário e com Tiago Pinto, então diretor desportivo do Benfica. «Em cinco minutos estava convencido», assume o central, que poucos minutos depois recebeu logo uma fotomontagem em que já vestia a camisola encarnada.

O acordo estava ainda por fechar, mas Vertonghen mentalizou-se logo que seria reforço do Benfica. De tal forma que decidiu passar férias em Portugal.

«Marquei férias para o Algarve, já a pensar numa possível quarentena, por causa da covid-19. Planeei duas semanas de férias e estive lá seis dias. A minha mulher ficou muito zangada, mas pegámos no carro e fomos para Lisboa», resume.