Vertonghen queria tanto ficar em Portugal que tinha outro clube da Liga em mente
Jan Vertonghen

Vertonghen queria tanto ficar em Portugal que tinha outro clube da Liga em mente

NACIONAL15.10.202316:22

Internacional belga esteve dois anos ao serviço do Benfica

Recrutado pelo Benfica em 2020, quando terminou contrato com o Tottenham, Jan Vertonghen acabou por deixar a Luz dois anos depois, quando a SAD encarnada decidiu fazer mudanças profundas na equipa. A solução passou por um regresso a casa, à Bélgica, para representar o Anderlecht.

A experiência de águia ao peito não foi assim tão prolongada, mas o central gostou tanto que, reconhece, nem queria sair. E até tinha outro clube da Liga em mente, de forma a ficar em Portugal.

«Queria muito, mas mesmo muito continuar no Benfica e em Portugal. Dei comigo a pensar: «Será que devia ir para o Estoril?’», revelou, no podcast Final Cut, da agência de comunicação Sports Tailors.

Vertonghen, contratado pelo Benfica no verão de 2020 depois de acabar contrato com o Tottenham, escolheu «as vitórias em casa com o Barcelona e fora com o Ajax e a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões», nos quais as águias foram eliminadas pelo Bayern, na época 2021/2022, como os momentos mais altos do percurso na Luz. E também contou que foi convencido «em cinco minutos» por Tiago Pinto, então diretor geral dos encarnados, que descreve como pessoa «inacreditável», para assinar pelo Benfica depois de acabar contrato com os londrinos.

Ainda relativamente à saída do Benfica, Vertonghen garante ter entendido o contexto: «Se eu fosse o Benfica, se eu eu fosse o Rui Costa, que é quem toma as decisões, creio, eu faria o mesmo. Fazia sentido, tendo em conta os jogadores jovens, e ainda que tenha sido difícil aceitar, pois eu queria mesmo muito jogar pelo Benfica. Queria muito ficar em Lisboa, porque a minha família estava feliz. Fizemos muitos planos, e de repente caí em mim.»