Benfica «Di María, Kokçu...»
Valdo era internacional brasileiro e estrela do Benfica em 1991 quando saiu para o PSG e tinha 31 anos quando voltou à Luz, em 1995. O antigo jogador, 59 anos, olha, pois, com conhecimento de causa para o regresso de Di María ao Benfica, mas lembra que há diferenças entre o seu caso e o do extremo argentino: «Di María voltará numa situação bem diferente da minha, em 1995 encontrei o Benfica numa situação financeira muito difícil, estava em crise, havia muita confusão, ícones como Vítor Paneira e Isaías de saída, para mim era um Benfica em época de transição. Eu voltei ao Benfica ao fim de cinco anos, Di María regressa ao fim de 13 anos. Ele encontrará um Benfica vitorioso, campeão nacional, a apostar muito na revalidação do título, depois de uma Champions fora do comum, nada tem a ver com o Benfica que encontrei, terá a vida muito mais facilitada do que eu!»
A qualidade do jogador funcionará, pois, como uma combinação perfeita. «É um dos melhores jogadores do Mundo dos últimos anos de futebol europeu. Não será o Di María de 2010, mas traz a experiência, que, gostando-se ou não, é uma senhora. PSG, Real Madrid, Juventus, Manchester United… Campeão do Mundo», observa Valdo, sem se deter: «Di María traz a visão, uma visão ao alcance de poucos e em vez de correr com a bola, será ele a fazer a bola correr.»
Os 35 anos do argentino não serão um problema - «Com a tecnologia que há hoje quem for bom profissional tem grande longevidade, pode jogar durante muito mais tempo, temos grande exemplo no rival, vejam o nível de Pepe, que equipa não gostaria de ter Pepe?» - e Valdo sabe do que fala: «Para mim sempre foi muito fácil, tudo depende da perspetiva em campo, se jogar bem aqueles que nos chamam ‘velho’ vão dizer que ‘está jogando como um menino’. É preciso estar focado naquilo que queremos e somos capazes de fazer.»
Valdo fez questão de ir buscar a influência do capitão de equipa do Benfica, compatriota de Di María - «Vai ter o apoio de Otamendi, não o conhecia, mas tive oportunidade de conhecer no jantar do Benfica, que grande pessoa é Otamendi! Um modelo» -, e concluiu com mercado: «Di María, Kokçu, Benfica está a fazer elenco muito forte para enfrentar a Champions.»