Di María faz mira ao FC Porto

Benfica Di María faz mira ao FC Porto

NACIONAL24.07.202320:10

O rendimento de Angel Di María nesta pré-temporada dos encarnados parece colocar ponto final nas dúvidas sobre o momento de forma do craque argentino, que já tem 35 anos, e também sobre como poderia ele transformar o futebol equipa do Benfica. O campeão do Mundo pela Argentina tem sido o grande destaque da preparação dos encarnados para  a nova temporada, não somente pelo protagonismo que resulta do estatuto de estrela do futebol mundial, e pela transferência surpreendente para o futebol português, mas principalmente porque se apresenta em boa forma.

Além do perfume do seu futebol, Di María marcou já três golos, um em cada um dos jogos particulares em que foi lançado pelo treinador alemão das águias - estreou-se a jogar e a marcar no jogo do Benfica com o Basileia, na Suíça (3-1), num lance em que, com oportunidade, apareceu a encostar na bola depois de um cruzamento de Bah; marcou ao Al Nassr (4-1) num lance individual genial e que concluiu com remate por cima do guarda-redes; marcou ao Celta de Vigo (2-0) na conversão de penálti.


Di María mostra aos companheiros, a Roger Schmidt e aos benfiquistas que está em ponto de rebuçado para render a um nível alto no jogo da Supertaça com o FC Porto, que será disputada a 8 ou a 9 de agosto. O duelo com o rival pode ser visto de forma especial centralizando neste regresso de Di María ao Benfica 13 anos depois. É que o avançado vestiu a camisola das águias de 2007 a 2010, mas saiu (2010/2011, para o Real Madrid) sem sentir o sabor de um golo marcado no clássicos com os portistas.


Di María enfrentou o FC Porto seis vezes, foi titular em quatro desses jogos, mas não marcou qualquer golo. Aliás, dos encontros do argentino com o FC Porto resultou apenas uma vitória (por 3-0, na Taça da Liga de 2010), dois empates e três derrotas.


Por curiosidade, registe-se que Di María também não tem golos apontados ao Sporting, emblema que defrontou 11 vezes, duas delas já pelos italianos da Juventus, a contar para a Liga Europa. Pode dizer-se, portanto, que no caso dos grandes confrontos do futebol português, Di María tem contas antigas a ajustar; e agora apresenta outro tipo de argumentos.
Ainda falta um pouco mais de duas semanas para esse jogo grande da Supertaça, mas a expectativa é grande e Di María carrega nas costas boa parte do entusiasmo dos benfiquistas, cabendo a Roger Schmidt a responsabilidade de também gerir esse aspeto.


Antes do FC Porto, porém, o Benfica ainda tem mais dois jogos particulares na agenda - o primeiro já hoje, frente aos ingleses do Burnley, e o segundo no próximo domingo, frente ao Feyenoord, em Roterdão, Países Baixos -, mas estes, provavelmente, já encarados de forma mais séria como testes para o onze a lançar no primeiro compromisso oficial da temporada.
A par da boa condição física que tem apresentado em campo, Di María também parece estar já perfeitamente adaptado à nova realidade no Benfica. Apesar de ser visto recorrentemente na companhia especial do compatriota Otamendi, já festeja os seus golos com Gonçalo Ramos, Rafa ou João Mário de forma que sugere sintonia no balneário. Ele próprio, nas redes sociais, tem colocado mensagens em que a ideia forte é sempre sublinhada: o acerto do caminho que a equipa escolheu.