Deschamps critica sorteio do Mundial 2026: «É complicado entender…»

Selecionador francês garante que não enfrentar a Croácia para a Liga das Nações com a cabeça já no Campeonato do Mundo

O sorteio dos grupos para a fase de qualificação do Mundial 2026 realizou-se esta sexta-feira e alguns dos cabeças de série ficaram com o futuro indefinido, por poderem calhar em dois grupos diferentes, dependendo de como correm os quartos de final da Liga das Nações.

Isso aplica-se a Portugal, mas também à França, que, em caso de eliminar a Croácia nessa competição, irá para o Grupo D, com Ucrânia, Islândia e Azerbaijão, de Fernando Santos. Caso seja eliminada pelos croatas, irá para o grupo L, com Chéquia, Montenegro, Ilhas Faroé e Gibraltar.

Por isso, Didier Deschamps criticou duramente a forma como o sorteio foi realizado, porque só vão conhecer os seus adversários em março de 2025: «Temos sete adversários potenciais com perfis diferentes. Sabemos um pouco mais, mas ainda não sabemos tudo. É complicado para muita gente entender o sorteio. Há menos visibilidade do que antes, mas o importante é se adaptar», explicou, afirmando ainda que não tem preferência, embora um dos grupos tenha menos um país.

«Não vamos jogar os quartos de final da Liga das Nações para estarmos no grupo dos cinco ou no grupo dos quatro. Isso terá um impacto, mas o que é mais problemático é a supervisão dessas equipas, uma vez que muitas pessoas serão necessárias para ver os nossos potenciais adversários. Mas isso é o que há de especial neste sorteio, que não é totalmente decisivo», atirou.