13 dezembro 2024, 12:18
Mundial 2026: os dois caminhos para Portugal indicam que... é melhor ganhar
Desfecho dos jogos com a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações vai definir os adversários
Selecionador assume que, independentemente do resto, quer afastar a Dinamarca na Liga das Nações
Não acontece muitas vezes, mas Portugal quase pode escolher quem vai defrontar na qualificação para o Mundial 2026. Não tem buffet livre, mas pode optar por duas opções: grupo C, ou grupo F.
Essas opções, contudo, não são escolhas simples. Aliás, em rigor, nem será uma escolha. Portugal irá para um ou o outro grupo, consoante aquilo que fizer nos jogos dos quartos de final da Liga das Nações, diante da Dinamarca.
Nesse sentido, questionado em qual dos grupos preferia ficar, o selecionador Roberto Martínez diz que quer é apurar-se para a final-four da Liga das Nações.
«O caminho certo é tentar ganhar nos quartos de final e estar na final four. Depois, podemos avaliar as seleções. Não há jogos fáceis», começou por dizer.
«O importante é ganhar em março. Precisamos de preparar os seis adversários. Acho que há ali seleções muito giras para os nossos adeptos. A Escócia conhecemos bem, a Grécia e a Bielorrússia, contra quem Portugal não joga há muito tempo. No outro grupo, há a Hungria que fez um apuramento muito bom para o Europeu, a Irlanda com quem fizemos um amigável antes do Euro, e a Arménia que é muito competitiva», analisou, em declarações ao Canal 11.
13 dezembro 2024, 12:18
Desfecho dos jogos com a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações vai definir os adversários
O espanhol assume que ficou feliz pelo facto de as duas opções implicarem um grupo de quatro, o que alivia em dois jogos o calendário.
«Estar num grupo de quatro equipas é importante para nós. O foco é tentar estar em junho na final-four da Liga das Nações, mas no geral, para a preparação, é melhor jogar seis jogos no apuramento para o Mundial».
Portugal procura a sétima presença consecutiva em Mundiais, nona da história, e mais importante do que os adversários da qualificação, Roberto Martínez diz que interessa continuar em busca… do sonho.
«Temos de dar tudo no apuramento para continuarmos a perseguir o sonho. E o sonho é um dia ganhar o Mundial», finalizou.