Sorteio da qualificação para o Mundial às 11 horas: saiba o que espera Portugal
Seleção Nacional não vai ficar ainda com grupo definido; terá duas hipóteses, uma para o caso de ir à 'final four' da Liga das Nações, outra para se for eliminada nos quartos de final
O sorteio da qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026 realiza-se a partir das 11 horas, na sede da FIFA, em Nyon (Suíça). Portugal, no entanto, não vai conhecer já esta sexta-feira os seus adversários. As seleções que têm de disputar os quartos de final da Liga das Nações, em março, vão entrar no sorteio à condição. No caso da equipa das Quinas, haverá um papel, no pote 1, para o vencedor da eliminatória entre Portugal e a Dinamarca e um outro para quem for afastado nessa eliminatória. Ou seja, os oito quartofinalistas da Liga das Nações terão dois possíveis grupos onde encaixarão e só o saberão em março, após o desfecho dos jogos da mais recente competição de seleções da UEFA.
Esta nuance acontece porque as quatro seleções que se apurarem para a final four da Liga das Nações vão jogá-la em junho (meias-finais a 4 e 5 de junho, jogo de 3.º e 4.º lugar e final no dia 8). Por isso, só podem iniciar a qualificação para o Mundial em setembro, e para haver garantia de que isso acontecerá têm de ficar em grupos com apenas quatro seleções. Com 54 equipas em prova (a Rússia está suspensa) e o aumento de vagas para a Europa na fase final (de 13 para 16), devido ao alargamento do Mundial a 48 participantes, haverá seis grupos com cinco seleções e seis grupos com quatro.
Consequentemente, pelo menos duas seleções eliminadas nos quartos de final da Liga das Nações terão de entrar em grupos de cinco (cumprem as duas jornadas de folga em março, iniciam a qualificação em junho), o que obriga então à referida condição no sorteio de hoje.
Portugal no pote 1
Os potes para o sorteio de hoje foram definidos com base no ranking da FIFA, com uma exceção: todos os apurados para os quartos de final da Liga das Nações entram automaticamente no pote 1. É o caso de Portugal e também de Espanha, Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Dinamarca e Croácia (todas tinham, em todo o caso, ranking para estarem entre os cabeças de série). O pote 1 é completado por Inglaterra, Bélgica, Suíça e Áustria — são estas 11 seleções que Portugal já sabe que não vai defrontar.
A primeira fase da qualificação europeia joga-se com jornadas duplas em março, junho (estes dois primeiros casos apenas para grupos com cinco equipas), setembro, outubro e novembro. Os vencedores de cada um dos 12 grupos apuram-se diretamente para o Campeonato do Mundo de 2026. Os 12 segundos classificados mais as quatro seleções que tenham vencido grupos da Liga das Nações e não terminem a qualificação para o Mundial num dos dois primeiros lugares dos seus grupos (ver texto em baixo) encontram-se depois num play-off (quatro caminhos, com meias-finais e final em jogo único), em março de 2026, para definir as últimas quatro vagas.
'Play-off' para a Seleção se tudo correr mal...
Ao vencer o grupo A1 da Liga das Nações, Portugal garantiu, para além da presença nos quartos de final da prova, uma vaga no play-off de apuramento para o Mundial. Esse play-off terá 16 seleções – os 12 segundos classificados dos grupos de apuramento mais os quatro melhores vencedores de grupos da Liga das Nações que não terminarem nos dois primeiros lugares na qualificação para o Campeonato do Mundo. Ou seja, em caso de hecatombe, com Portugal a terminar em 3.º, 4.º ou 5.º na qualificação, sabe (tal como Espanha, Alemanha e França) que pelo menos irá ao play-off, embora tendo de fazer a meia-final fora de casa. Caso algum dos vencedores dos grupos da Liga A da Liga das Nações se apure diretamente para o Mundial ou para o play-off (em 2.º), as vagas vão sendo preenchidas por vencedores de grupos de Ligas abaixo que terminem fora dos dois primeiros lugares nos grupos para o Mundial, pela seguinte ordem: Inglaterra, Noruega, Gales, Chéquia, Roménia, Suécia, Macedónia do Norte, Irlanda do Norte, Moldávia e San Marino.