«Desafio difícil, perante a melhor equipa do nosso campeonato»
IMAGO

«Desafio difícil, perante a melhor equipa do nosso campeonato»

NACIONAL18.02.202413:33

O Moreirense recebe o Sporting no fecho da 22.ª jornada da Liga, num encontro agendado para as 20h15 de segunda-feira

Declarações de Rui Borges, treinador do Moreirense, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Sporting, em Moreira de Cónegos.

Antevisão do jogo com o Sporting

«Uma equipa pressionada desde o início, luta por títulos, mas tem de saber lidar com isso. Vamos ter um jogo de grau dificuldade elevada, o Sporting está num momento de forma acima das outras equipas, com mais confiança, dinâmica e intensa. Resta-nos ser igual a nós próprios e saber de que forma iremos anular o Sporting. Conseguimos identificar algumas dinâmicas e processos ofensivos, mas depois é difícil pará-los. Tem boas micro-relações de jogadores, com boa mobilidade, tem uma referência de ataque que tem feito a diferença, nomeadamente o Gyokeres. Olho para o coletivo e não para o individual. O Sporting está num bom momento de forma. Vamos ter de sofrer juntos, ser mas compactos e rigorosos. Vamos fazer um belíssimo jogo, espero. A equipa do Sporting é bastante pressionante, temos de pensar à frente. Vai ser um desafio enorme e isso obriga os jogadores a pensar de forma mais rápida. Mesmo assim seremos idênticos ao que fomos até hoje».

Fecho com os três grandes em casa

«Fomos competentes com as equipas grandes, fizemos bons jogos, apesar de não pontuar. Depois disso ficamos mais conscientes do que faríamos depois com as outras equipas do nosso campeonato. Esta partida vai desafiar-nos, uma vez que nos encontramos numa posição tranquila, mais do que estar aqui a criar objetivos. Queremos ganhar, é um desafio difícil, perante a melhor equipa a atuar o nosso campeonato. Se não conseguirmos ser melhor é por mérito do adversário. O Sporting está num momento equilibrado em todos os momentos e temos de andar ali perto para anulá-los».

Linha de cinco defesas na primeira volta, em Alvalade

«Não é algo que nos foge do pensamento, tivemos algum sucesso em alguns momentos contra o Sporting. O importante para este é estar unidos. É algo que pode surgir, vou deixar a dúvida nisso. Em momento algum queremos perder a nossa identidade. Temos de ser mais conscientes e nunca perder a nossa identidade. Para contrariar isso, o adversário tem de ter mais qualidade. Repito, cientes de que será um grande desafio para nós e mentalmente temos de estar prontos para isto».

Debilidades do Sporting

«Estão num momento de forma muito bom. Certamente, o Rúben falou nas transições e ataques rápidos e é normal que isso aconteça, não fugimos a isso, o Sporting pode ficar desequilibrado nesses momentos. Olhamos para todos os momentos do jogo e eles têm sido muito forte em todos os momentos. A diferença entre as equipas grandes e médias é que as grandes tomam boas decisões em pequenos espaços no jogo».

O Moreirense ocupa a sexta posição, com 35 pontos, enquanto o Sporting lidera a tabela, a par com o Benfica, com 52 pontos, mas com um jogo a menos. O encontro está agendado para as 20h15 desta segunda-feira.