5 abril 2024, 12:34
Rúben Amorim confirma disponibilidade de Pote para o dérbi
Declarações do treinador do Sporting em antevisão ao dérbi com o Benfica, a contar para a 28.ª jornada da Liga
Treinador alemão antecipa um grande duelo, e espera que ganhe a melhor equipa
Roger Schmidt considerou, na antevisão do dérbi contra o Sporting para a 28.ª jornada da Liga, que jogar contra os leões é sempre complicado, mas que esperam conseguir concretizar as oportunidades de que a equipa disponha e sair de Alvalade com um bom resultado. Admite que o jogo pode ser decisivo para que as águias se possam sagrar campeãs, frisa que prefere não abordar o desempenho da arbitragem no final do encontro, e confessa que gostaria de contar com Di María na próxima época.
— Como perspetiva este segundo dérbi em quatro dias?
— São sempre jogo difíceis de jogar. Foi um jogo de grande nível na terça-feira para a Taça e este também será, desta vez no estádio deles e para a Liga. Vai ser um ambiente diferente, mas as equipas mostraram que estão em grandes condições e é uma fase decisiva da época. Fizemos uma boa exibição, estamos em boa forma mentalmente, fisicamente e taticamente, fizemos muitas coisas bem, mas vai ser um jogo diferente. Começamos do zero, mas estamos prontos e sabemos que temos de fazer um jogo de topo para levar os três pontos. Queremos mostrá-lo no relvado e ganhar o jogo.
5 abril 2024, 12:34
Declarações do treinador do Sporting em antevisão ao dérbi com o Benfica, a contar para a 28.ª jornada da Liga
— Tendo em conta a necessidade do Benfica precisar de ganhar o jogo, vai mudar alguma coisa na estratégia? Pode ser tentado a manter o onze da meia-final, ou vai fazer alterações?
— Sabemos da situação na Liga, Sporting está na liderança neste momento e, como disse, queríamos ganhar na terça-feira e queremos ganhar amanhã, queremos ganhar sempre. Seria muito bom para nós ganhar este jogo, ficaríamos mais perto de vencer a Liga, mas ainda sem depender apenas de nós. Na época passada lutámos pelo campeonato até ao último jogo, este ano também está a ser muito exigente porque eles (Sporting) têm muitos pontos, é um jogo crucial e temos de nos focar em fazer um grande jogo. Não vale a pena pensar muito na situação e na tabela classificativa, é altura de nos focarmos no jogo. Recuperámos bem, jogámos bem, temos de melhorar alguns aspetos táticos, especialmente a nossa eficácia, pois provavelmente merecíamos ter ganho o jogo, mas não marcámos golos suficientes. Isto é futebol, podes ser melhor, mas tens de marcar mais golos para vencer. Criar oportunidades como fizemos na terça-feira é bom, agora é tempo de as concretizarmos.
5 abril 2024, 07:30
Roger Schmidt gostou da exibição do avançado e deverá mantê-lo no onze; mas a decisão final não está tomada; Arthur Cabral é forte candidato e ameaça o dinamarquês
— Ruben Amorim disse há pouco que uma vitória do Sporting torna a vida dos adversários mais difícil, concorda?
— Claro, se eles ganharem é mais difícil para nós sermos campeões, é muito claro. Não será fácil se ganharmos, mas será uma situação diferente, claro.
— Este dérbi é mais decisivo para o Benfica que o da Taça tendo em conta as posições do campeonato? Por estar atrás na classificação, a sua equipa pode estar mais pressionada?
— É decisivo para ambos. Eles estão melhor porque estão em primeiro, têm mais pontos e menos um jogo. A situação deles é um pouco melhor que a nossa, mas tivemos sempre pressão em cada jogo desta época, e amanhã vai ser igual. Sabemos que temos de ganhar, mas não é só pela pressão. Eles não perderam muitos pontos esta época. Mais do que pressão, temos de encarar como oportunidade.
5 abril 2024, 08:31
Bryan Ruiz e as contas para o título; Os elogios ao crescimento do Sporting e a Rúben Amorim, um treinador que espera defrontar um dia…
— Queixou-se da arbitragem nos últimos jogos contra o Sporting, sente que se a arbitragem amanhã estiver bem, Benfica estará mais próximo de vencer?
— Para ser honesto, espero que amanhã, depois do jogo, não esteja ninguém a falar da arbitragem. É sempre esse o meu objetivo, espero que haja uma boa arbitragem, que passe despercebida e que não esteja em foco, e que tomem boas decisões para ambas as equipas e que ganhe o melhor. Penso que percebem porque não ficámos satisfeitos com as arbitragens na Taça, queixámo-nos, é normal. Também há pressão para os árbitros, eles são profissionais, têm de lidar com a pressão.
4 abril 2024, 16:28
Árbitro internacional português no dérbi que poderá ser decisivo para o título; Luís Godinho vai ser o VAR
— Jogou cinco jogos contra o Sporting desde que chegou, e em todos o Sporting marcou primeiro. Quão importante é marcar primeiro neste tipo de jogos?
— Teria sido bom termos marcado o primeiro golo na terça-feira, criámos as oportunidades para isso. É sempre melhor marcar primeiro, mas também é bom conseguir reviravoltas como já fizemos, mostra que somos fortes mentalmente, mas o nosso objetivo é sempre marcar primeiro e não sofrer golos. Temos de mostrar amanhã, tal como na terça, que o nosso principal objetivo é praticar bom futebol.
4 abril 2024, 17:58
Se as duas equipas jogarem o seu normal desta época - o Sporting (bem) e o Benfica (mal) -, os leões ganham. Mas se o Benfica jogar bem – como ainda não fez esta temporada (e terá de ser mais do que na Luz) – os verdes e brancos terão MESMO de jogar o normal (bem, e bem é bem mais do que na Luz)
— Têm surgido notícias da possibilidade de Di María renovar por mais uma época devido à instabilidade na Argentina. Gostaria de contar com o jogador mais uma época, e se sim, isso condiciona a evolução de jogadores como Rollheiser e Tiago Gouveia?
— A situação do Ángel é bastante clara. Quando ele veio no verão foi algo grande para nós, para os adeptos e para o futebol, porque é uma história fantástica, começar na Europa como um argentino no Benfica e depois de uma grande carreira voltar para o Benfica, e continuar a jogar ao mais alto nível. Tivemos a semana passada esta situação no país dele, falámos sobre isso, ele ficou afetado claro, mas não temos falado sobre o que vai acontecer na próxima época. O plano dele era jogar uma época no Benfica e depois talvez tomar outra decisão. Não sei o que ele pretende, mas ele continua numa grande forma, é um jogador fantástico, jogador-chave para nós, tenho todo o respeito por ele e tomará a sua decisão. Ele vai tomar a decisão com a sua família e veremos qual será. Seria bom manter um jogador como ele no verão, mas não sei se é possível.
Quanto a Rollheiser, queríamos trazê-lo no verão, proporcionou-se trazê-lo no inverno, para ele se habituar à nova realidade, e foi uma boa decisão. Tiago Gouveia também se tem desenvolvido bem. Não joga sempre claro, mas quando entra é sempre perigoso, marca golos e vejo muito potencial nele.