Dérbi de sábado, a final da Liga
Se as duas equipas jogarem o seu normal desta época - o Sporting (bem) e o Benfica (mal) -, os leões ganham. Mas se o Benfica jogar bem – como ainda não fez esta temporada (e terá de ser mais do que na Luz) – os verdes e brancos terão MESMO de jogar o normal (bem, e bem é bem mais do que na Luz)
O segundo dérbi das meias-finais da Taça de Portugal confirmou o que era previsível. A qualificação do Sporting para a final, corolário de superioridade não só no cômputo das duas mãos – Sporting foi melhor em Alvalade do que o Benfica na Luz -, mas também na temporada. Jamor ao que mais o mereceu. Ponto. E eis chegados ao grande momento da Liga, o Sporting-Benfica de sábado. Ainda que o (des)equilíbrio de forças entre arquirrivais não se tenha alterado com o jogo mais bem conseguido dos encarnados da última terça-feira, o próximo será outra história. Partida que é uma final para os campeões nacionais continuarem a ambicionar a revalidação e que não sendo decisivo para os leoninos aspirantes ao título, o empate bastar-lhe-á para ficarem com o troféu entre mãos.
Todavia, os 90 minutos da noite de 6 de abril no José Alvalade são de desfecho imprevisível. O Benfica (os seus jogadores e treinador) sabe que pode inverter um campeonato todo secundarizado ao Sporting se vencer em casa do eterno rival. Parece tarefa hercúlea atentando à mais recente visita. Mas para Roger Schmidt e a sua equipa chegou a hora do tudo ou nada, e que forçando os limites do esforço, do talento e da inspiração poderão encontrar a felicidade. Uma exibição mais inspirada do que recente da Taça na Luz poderá relançá-los na luta pela Liga.
Por seu turno, Rúben Amorim tem missão igualmente delicada. Embora sabendo que pode perder o jogo, que mesmo assim o Sporting continuará a depender de si próprio, o treinador leonino sabe que não pode… E passar uma mensagem eficaz que erradique da cabeça dos seus jogadores essa traiçoeira ideia de que o empate serve, não será fácil.
Se as duas equipas jogarem o seu normal desta época - o Sporting (bem) e o Benfica (mal) -, os leões ganham. À vontade. Mas se o Benfica jogar bem – como ainda não fez esta temporada (e terá de ser mais do que na Luz) – os verdes e brancos terão MESMO de jogar o normal (bem, e bem é bem mais do que na Luz). Amorim sabe-o e os seus comentários a esse jogo revelam-no.