Croácia-Albânia: o duelo balcânico do grupo da 'morte'
Seleção da Croácia perdeu o jogo inaugural (IMAGO / Jan Huebner)

ANTEVISÃO Croácia-Albânia: o duelo balcânico do grupo da 'morte'

INTERNACIONAL19.06.202408:00

Ambas com zero pontos, Albânia e Croácia enfrentam-se na segunda jornada do Euro 2024, naquele que será o primeiro jogo entre ambos

A primeira jornada já lá vai e agora o foco está na próxima ronda do Grupo da Morte (B). Croácia e Albânia enfrentam-se a partir das 14 horas desta quarta-feira com um único objetivo em mente: somar os primeiros pontos no Euro 2024. O Volksparkstadion, casa do histórico Hamburgo, será palco do inédito duelo balcânico entre croatas e albaneses.

Assim como referido anteriormente, Croácia e Albânia vão enfrentar-se pela primeira vez neste Euro 2024. As duas seleções nem mesmo registaram jogos amigáveis entre elas. É preciso recuar até 1967 para termos o mais próximo de um encontro entre Croácia e Albânia, mas, neste caso, ainda não existia Croácia e sim Jugoslávia.

Em 1946 ocorreu o primeiro encontro entre Albânia e Jugoslávia que, curiosamente, tratou-se do primeiro jogo oficial que a seleção albanesa disputou. Na altura, os albaneses perderam por 3-2 com os jugoslavos a contar para uma competição que já nem existe, a Taça dos Balcãs. Apesar da derrota, a Albânia acabou por vencer essa Taça dos Balcãs.

A partir daí, seguiram-se mais quatro encontros entre ambos, entre 1947 e 1967, com clara desvantagem para os albaneses que não venceram nenhuma vez. O melhor resultado obtido pela Albânica contra a Jugoslávia foi um emopate (0-0), também na Taça dos Balcãs, em 1948.

Croácia

Os croatas não entraram da melhor forma no Euro 2024. No primeiro jogo do Grupo da Morte, a seleção de Zlatko Dalic perdeu por 3-0 frente à Espanha, num resultado que foi construído pela Roja totalmente na primeira parte e que os croatas não conseguiram reverter nos segundos 45 minutos.

Antes mesmo de iniciar a partida, o selecionador croata recebeu um má notícia: Nikola Vlasic vai falhar o resto do Euro 2024. O médio do Torino abandonou, na terça-feira, o estágio da seleção croata devido a um lesão muscular.

Zlatjo Dalic não escondeu a tristeza que a notícia lhe causou: «O Nikola investiu muito esforço e energia para ajudar a seleção nacional no Euro e é por isso que sinto muito por esta lesão muscular. Aceitámos conscientemente um certo risco, porque tínhamos um grande plantel, 26 jogadores, e o Nikola é parte integrante desta equipa. Infelizmente, outra lesão ocorreu.»

Zlatko Dalic: «Temos mais um jogo difícil e uma luta dura pela frente, mas estamos habituados»

«Analisámos o jogo contra a Albânia e sabemos o que temos de fazer. Temos de vencer, mas os nossos adversários têm confiança depois de uma boa exibição que fizeram contra a Itália. Temos mais um jogo difícil e uma luta dura pela frente, mas estamos habituados. Os adeptos croatas definitivamente não nos vão deixar mal, eles estarão connosco», afirmou o selecionador croata antes da partida.

Onze provável: Livakovic, Gvardiol, Josip Sutalo, Marin Pongracic, Josip Stanisic, Brozovic, Kovacic, Modric, Perisic, Budimir, Lovro Majer

Albânia

Quem também não entrou com o pé direito foi a Albânia. O conjunto de Sylvinho até entrou melhor na primeira partida contra a campeã em título, a Itália. Além de começarem a vencer, os albaneses ainda bateram o recorde do golo mais rápido marcado na fase final de um Euro.

Contudo, acabou por não ser suficiente e os albaneses permitiram a reviravolta italiana ainda antes do intervalo, acabando por vencer o jogo por 2-1. A derrota pode até ter ferido, mas a Albânia deixou uma boa imagem dessa partida.

O jogo contra a Itália já lá vai e, para Sylvinho, selecionador da Albânia, essa partida não deixou mossa: «A Itália defendeu muito bem, o nível desta competição é muito elevado. Jorginho e Barella mostraram que eles podem ganhar o Europeu. Temos de elevar o nosso nível, temos um caminho a seguir, temos feito bons jogos.»

Sylvinho: «Nunca vou desistir da qualificação»

Na conferência de imprensa antes da partida contra a Croácia, Sylvinho foi claro ao referir aquelas que são as ambições albanesas: «Este é um grupo difícil, claro. É uma alegria muito grande estar aqui. Esta é uma grande competição, nunca vou desistir da qualificação.»

No momento de avaliar o adversário desta quarta-feira, o selecionador da Albânia afirmou: «A Croácia teve oportunidades contra a Espanha, foi uma boa partida. A Espanha marcou os golos que precisava em 29 minutos. A Croácia tem pontos muito fortes em técnica e de qualidade. Modric e os restantes companheiros... é uma alegria poder jogar contra eles.»

Onze provável: Thomas Strakosha, Elseid Hysaj, Arlind Ajeti, Berat Djimsiti, Mario Mitaj, Ylber Ramadani, Kristjan Asllani, Jasir Asani, Nedim Bajrami, Taulant Seferi, Armando Broja