Conquistadores ‘salvam’ um ponto ao cair do pano: a crónica
Bruno Duarte e Nuno Santos (FOTO: Vitória SC)

V. Guimarães-Farense, 1-1 Conquistadores ‘salvam’ um ponto ao cair do pano: a crónica

NACIONAL13.04.202418:57

Vimaranenses conseguem um ponto com um golo ao cair do pano de Jorge Fernandes; após seis triunfos consecutivos na Liga, em casa, surgiu o empate; algarvios seguem sem conseguir ganhar no Estádio D. Afonso Henriques.

A partida começou com Jota Silva a dar o primeiro ‘safanão’ no encontro - pelos cinco minutos -, tentando romper por entre a defesa do Farense, completamente sozinho, e ainda finalizou, mas o remate saiu ao lado. Logo a seguir aos 9 minutos, os algarvios chegaram ao golo, com uma bela jogada de ataque rápido. Pastor foi solicitado no corredor direito e cruzou com conta, peso e medida para Bruno Duarte cabecear com sucesso e abrir o marcador.

A resposta dos vimaranenses chegou aos 20 minutos, com um grande golo de João Mendes, com um remate de trivela espetacular, mas havia fora-de-jogo no decorrer da jogada e manteve-se o 0-1. Mas, o ímpeto do V. Guimarães foi de pouca dura, já que os próximos dois lance de perigo, perto da meia-hora, foram para os visitantes. Primeiro Belloumi decidiu mal numa saída rápida, em que o Farense estava em superioridade numérica e depois Rafael Barbosa com um remate potente a obrigar Varela a aplicar-se.

Antes do intervalo, azar para João Mendes que saiu lesionado e nova oportunidade de perigo para o Farense, por Bruno Duarte, valeu a atenção de Bruno Varela a evitar o segundo.

Álvaro Pacheco mudou para um 4x3x3, na segunda parte, e a equipa pressionou bastante o adversário, mas as ocasiões claras de golo continuaram a ser escassas. Apenas ao minuto 67, o empate esteve perto, com Miguel Maga bem subido no terreno a rematar perante Ricardo Velho, mas o guardião do Farense a defender. Depois, Nélson Oliveira tentou à meia-volta, mas a bola saiu ao lado.

Até final registo para mais uma tentativa do jovem Maga, mas o remate saiu ligeiramente por cima da baliza de Ricardo Velho. Já nos descontos, o central Jorge Fernandes vestiu a capa de herói e, na sequência de um canto, apontou o golo do empate que garantiu um ponto importante na luta pelo 3.º lugar da classificação.