Conquistadores lidam da melhor forma com o Fama na ressaca europeia (crónica)
Vitória de Guimarães-Famalicão. Foto: ESTELA SILVA/LUSA

V. GUIMARÃES-FAMALICÃO, 2-1 Conquistadores lidam da melhor forma com o Fama na ressaca europeia (crónica)

NACIONAL01.09.202423:53

Golo já nos descontos garante três pontos para os vimaranenses, que assim regressam aos triunfos na Liga; Famalicão quebra ciclo de três vitórias consecutivas

Na ressaca europeia, o Vitória de Guimarães lidou da melhor forma com o Fama, quebrando o ciclo vitorioso dos famalicenses, e somou três pontos, num regresso aos triunfos na Liga para os conquistadores.

Ainda se coçava os olhos, após um início de partida morno, e Kaio César dava um abanão no encontro. O avançado brasileiro abriu o marcador, logo ao minuto 8, com um desvio ao segundo poste, depois de um excelente trabalho de Nélson Oliveira que arrancou, deixando Enea Mihaj a patinar e fez um cruzamento tenso que com um toque, Kaio César fuzilou as redes à guarda de Ivan Zlobin.

Dez minutos que voltaram a ser serenos e novo abalo no Estádio D. Afonso Henriques com o golo do empate do Famalicão. Num lance um pouco confuso, com vários ressaltos, foi Sorriso o mais esclarecido e com um remate colocado de pé direito devolveu a igualdade ao marcador.

Na parada resposta, os conquistadores foram para a frente e em dois lances Nélson Oliveira esteve perto do golo. Primeiro enviou a bola ao poste e depois rematou com potência, mas o guardião dos famalicenses defendeu. Até ao intervalo, o jogo ficou mais duro com alguns cartões amarelos de parte a parte, mas as redes não voltaram a balançar.

A segunda parte começou com um estrondo, pois Tiago Silva, com uma execução exímia de um livre direto, enviou a bola à trave da baliza do Famalicão, sendo que Zlobin ainda tocou na bola, impedindo o segundo para a equipa da casa. Novamente os conquistadores com perigo, aos 55 minutos, mas Nélson Oliveira, já na pequena área a desviar, mas a sair ao lado. Pouco depois, nova bola nos ferros, com o cruzamento de João Mendes a ser desviado e a embater no poste.

O Famalicão apenas deu o ar da sua graça ao minuto 68, com uma boa jogada entre Gustavo Sá e Francisco Moura, com este último a cruzar atrasado, mas Sorriso a falhar a bola e nem conseguiu o remate. 

Já no período de descontos surgiu o 2-1 para o V. Guimarães, com Tomás Handel a marcar, após um bom trabalho de Chucho Ramírez que libertou a bola no momento exato e o médio luso a garantir os três pontos para os conquistadores.