Confirmado: adeptos do Benfica impedidos de entrar no estádio em Marselha
Autoridades mantêm posição inicial apesar das pressões
Está confirmado. A Prefecture de la Police de Bouches-du-Rhône (instituição encarregue de assegurar, naquela região, as políticas do ministério do Interior francês) decidiu proibir a presença de adeptos do Benfica no Vélodrome e nas imediações do estádio para a segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, frente ao Marselha, no dia 18.
A decisão foi tomada hoje, através de um comunicado. «Desde quarta-feira, 17 de abril, até sexta-feira, 19 de abril, está interdito a todas as pessoas que sejam apoiantes do Benfica, ou se comportem como tal, o acesso ao Estádio Vélodrome e circular ou estacionar na via pública nos 1.º, 2.º, 6,º, 7.º e 8.º bairro da comuna de Marselha», pode ler-se.
Ainda não há, para já, qualquer indicação de que acontecerá o mesmo com adeptos do Marselha para a partida da primeira mão, na quinta-feira, no Estádio da Luz, o que está a motivar muitas críticas junto dos franceses que já adquiriam bilhetes e passagens para Lisboa.
A informação de que os marselheses podem vir para Lisboa assistir ao encontro foi avançada em alguns fóruns de adeptos do Marselha, mas carece de confirmação oficial e há mesmo versões contraditórias. Isto a 48 horas do jogo.
A decisão inicial da Prefecture de la Police foi tomada no dia 5, mas depois de muita pressão por parte dos clubes o tema voltou à mesa e foi tratado a nível governamental, nomeadamente através dos respetivos ministérios que tutelam as forças de segurança. Mas para já, no que toca a portugueses no Vélodrome, só se for à distância ou de forma individual, sem mostrar qualquer adereço alusivo às águias.