Benfica e Marselha pedem adeptos dos dois clubes na Luz e em França
Adeptos do Benfica Foto: Miguel Nunes

Benfica e Marselha pedem adeptos dos dois clubes na Luz e em França

INTERNACIONAL07.04.202419:12

Encarnados e franceses unem-se para travar a decisão da polícia do distrito de Bouches-du-Rhône de proibir presença de benfiquistas no Velódromo e em Marselha

Benfica e Marselha uniram-se num apelo às autoridades portuguesas e francesas para que adeptos dos dois clubes possam estar nos estádios dos jogos dos quartos de final da Liga Europa.

Em comunicado, os clubes assinalam que estão a trabalhar com UEFA e autoridades locais e tentam sensibilizar o prefeito da polícia do distrito de Bouches-du-Rhône, responsável pela segurança de Marselha, que decidiu proibir a presença de benfiquistas em Marselha, para o jogo da segunda mão, a 18 de abril, no Velódromo.

As autoridades francesas temem distúrbios provocados pelos adeptos do Benfica, como aqueles que se verificaram em San Sebastián, onde os encarnados jogaram com a Real Sociedad, para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

A polícia de Bouches-du-Rhône já tem em marcha um plano de segurança, que implica controlos no aeroporto e nas principais vias rodoviárias de acesso a Marselha, para evitar a presença de benfiquistas junto ao estádio e na cidade.

Um assessor da prefeitura da polícia do distrito de Bouches-du-Rhône não só confirmou a A BOLA, sexta-feira, essa decisão, como também informou que na segunda-feira poderia haver mais novidades. É justamente segunda-feira que, segundo o jornal La Provence, o prefeito da polícia Pierre-Edouard Colliex pedirá , ao ministro do Interior francês para aplicar esta proibição.

Eis o comunicado conjunto de Benfica e Marselha:

«O Sport Lisboa e Benfica e o Olympique de Marselha apelam às autoridades de ambos os países que garantam que os jogos dos quartos de final da UEFA Europa League sejam disputados na presença dos adeptos dos dois clubes, tanto na primeira mão, na quinta-feira, 11 de abril, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, como na segunda mão, a 18 de abril, no Orange Vélodrome.

Em conjunto com a UEFA e as autoridades, os dois clubes estão a trabalhar em estreita colaboração para cumprir todos os critérios e garantir os mais elevados padrões de organização em termos de segurança.

O futebol é um formidável veículo de emoção e integração, que perde o seu significado sem a presença dos adeptos, que são a razão de ser do desporto.

O SL Benfica e o Olympique de Marselha são dois clubes com uma longa história no futebol europeu que partilham um imenso respeito mútuo. Lançam, por isso, este apelo conjunto para que todos os intervenientes possam estar à altura deste desafio.»