«Como se muda a história em apenas 45 minutos», a crónica do SC Braga-Portimonense
SC Braga Foto HUGO DELGADO/LUSA

«Como se muda a história em apenas 45 minutos», a crónica do SC Braga-Portimonense

NACIONAL04.11.202323:25

Reviravolta no marcador termina em goleada; Portimonense ficou no balneário ao intervalo; seis golos bracarenses no segundo tempo!

Depois de uma entrada em falso na partida, o SC Braga voltou a repetir aquilo que já havia feito na presente edição da liga portuguesa e operou mais uma reviravolta sensacional, desta feita com seis golos num curto espaço de 45 minutos, espaço em que o ponta de lança Simon Banza teve tempo para brilhar, ao ser o autor de um ‘hat trick’ na partida. 

Com uma certa dose de cinismo à mistura, o Portimonense entrou melhor no encontro e, na sequência de uma bola parada, colocou-se na frente do marcador. Teve pouco tempo depois do golo de Pedrão o ensejo de ampliar a vantagem, mas Maurício deslumbrou-se na hora de fazer o desvio para a baliza de Matheus Magalhães. Os guerreiros do Minho procuraram esgrimir argumentos no sentido de chegar pelo menos à igualdade antes do intervalo, que poderia ter chegado, caso o remate de Álvaro Djaló não fosse travado pela barra da baliza de Vinícius.

Uma reação fulminante

Artur Jorge teve que tocar no íntimo dos seus jogadores, apelando ao poder de superação. E a palestra ao intervalo foi seguida à risca dentro das quatro linhas. Ricardo Horta, na pele de capitão, liderou a reação enérgica do conjunto minhoto, com Al Musrati a selar a reviravolta pouco depois através da marca de penálti. O festival dado pelos bracarenses ganhou maior dimensão com o 3-1 apontado por Álvaro Djaló, mas o ritmo imposto pelo SC Braga era de tal forma vivo que Simon Banza brilhou de forma intensa, assinando um ‘hat-trick’ no campeonato, que fazem dele o melhor marcador da competição, com sete golos, a par do flaviense Héctor Hernández

Se por um lado há que dar o devido ênfase ao comportamento dos arsenalistas na segunda parte, não é menos verdade que a exibição patenteada pelos algarvios nesse período deve fazer corar de vergonha os profissionais que vestiram ontem a camisola do emblema de Portimão no Estádio Municipal de Braga. Pura e simplesmente foi uma exibição desastrosa a todos os níveis, que merece uma ampla reflexão do grupo de trabalho para que não se repita nos próximos tempos. O SC Braga, por seu lado, quebra uma série de três jogos sem ganhar em todas as provas e ganha um enorme alento para a tarefa hercúlea que terá, quarta-feira, no Estádio Santiago Bernabéu...