SC Braga: Ricardo Horta chega à marca dos 150 golos
Camisola 21 bisou diante dos leões e chegou a um patamar de carreira só ao alcance dos craques. (Foto: Hugo Delgado/LUSA)

SC Braga: Ricardo Horta chega à marca dos 150 golos

NACIONAL11.11.202419:40

Bis frente ao Sporting catapultou o capitão para uma marca redonda. Está a apenas dois de chegar ao centenário só na Liga. Está aberto o frasco do 'ketchup'?

O jogo com o Sporting acabou por saldar-se numa derrota do SC Braga (2-4), mas a verdade é que nos registos individuais ficou um dado extremamente relevante. No caso, no cardápio de Ricardo Horta.

O capitão dos arsenalistas bisou na receção aos leões – os seus dois golos (aos 20 e 45 minutos) levaram o conjunto orientado por Carlos Carvalhal a vencer para o intervalo (2-0) – e, nessa altura, o camisola 21 tinha acabado de chegar a uma marca tão redonda quanto (altamente) meritória: 150 golos enquanto jogador profissional.

Formado no Benfica e no Vitória de Setúbal, o extremo representou também o Málaga (Espanha) antes de, na época 2016/2017, assentar arraiais na cidade dos arcebispos. Horta está na nona temporada ao serviço do SC Braga e é no Minho que tem, naturalmente, os melhores números no que a golos marcados diz respeito: (128). Os restantes 22 estão divididos por Málaga (3), Vitória de Setúbal (7), Seleção A (4), Seleção Olímpica (1), Seleção sub-21 (4) e Seleção sub-20 (3).

Escalpelizando ainda mais a mira do internacional português, verificamos que o Estoril e o Paços de Ferreira são as suas vítimas preferidas (9 golos a cada). Neste particular, segue-se o Rio Ave (7), bem como Boavista e Portimonense (6 a ambos). O bis ao Sporting elevou para 5 os tentos apontados aos leões, com Ricardo Horta a colocar o emblema verde e branco no mesmo patamar de Benfica, Nacional, Santa Clara, Moreirense, Vizela, Tondela e B SAD.

Numa época menos produtiva do que o habitual, o capitão dos guerreiros do Minho voltou a bisar quase um ano depois – a última vez que tinha apontado dois golos num jogo fora a 25 de novembro de 2023, contra o Portimonense (4-1), para a Taça de Portugal -, tendo chegado aos cinco remates certeiros em 2024/2025 (tem ainda duas assistências em 23 jogos).

Ainda vai muito a tempo da glória de outras temporadas. Será que está, definitivamente, aberto o mais recente frasco de ketchup de Ricardo Horta?