Transmontanos foram valentes e resgataram (mais) um ponto na receção ao Farense (veja o resumo)
Algarvios vão tendo motivos para sorrir no recinto transmontano. (Foto: PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA)

Transmontanos foram valentes e resgataram (mais) um ponto na receção ao Farense (veja o resumo)

NACIONAL04.02.202417:38

Bruno Duarte marcou para os algarvios na primeira parte, Héctor Hernández, de penálti, faturou para os transmontanos na etapa complementar

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Chaves 1 Farense 1

Resultado justo em Trás-os-Montes. Um castigo para a ineficácia dos algarvios e um prémio para a coesão dos transmontanos. O conjunto flaviense ficou desde muito cedo reduzido a 10 elementos - expulsão de Ygor Nogueira logo aos 16 minutos -, sendo que, ainda na primeira parte, a formação orientada por Moreno Teixeira sofreu novo revés: aos 35 minutos, Bruno Duarte, oportuno, abriu o ativo. Pensava-se que estava tudo conjugado para que os três pontos rumasse a Faro, mas a etapa complementar demonstrou um Chaves que foi valente, audaz e muito solidário. Héctor Hernández, aos 53 minutos, converteu com êxito um penálti (falta de Ricardo Velho sobre Jô Batista) e voltou a deixar tudo empatado. Os da casa viam-se premiados com uma atitude ousada, sendo que o Farense demorou a reagir. Só na parte final, nomeadamente por intermédio de Zé Luís, os comandados de José Mota estiveram verdadeiramente perto de voltar a marcar, mas, nessa altura, ergueu-se um muro na baliza dos flavienses chamado Hugo Souza. E já nada mais havia a fazer... O empate estava destinado.

90+3': Grande oportunidade para o Farense! Cruzamento da esquerda de Fabrício Isidoro e cabeceamento fortíssimo de Zé Luís para uma defesa espetacular de Hugo Souza. A bola ainda bate na barra antes de sair pela linha final. O guarda-redes do Chaves voltou a ser gigante entre os postes e salvou os flavienses!

90+1': Substituição no Chaves, com a saída de Rúben Ribeiro para a entrada de Hélder Morim.

Seis minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte

90': Substituição no Farense, com a saída de Mattheus para a entrada de Artur Jorge.

86': Remate de longe de Luís, de pé esquerdo, forte, mas muito por cima da barra.

85': Cartão amarelo a Paulo Victor (Chaves).

84': Grande oportunidade para o Farense! Livre batido por Rafael Barbosa na meia esquerda e cabeceamento de Luís para uma extraordinária intervenção de Hugo Souza. O guarda-redes brasileiro do Chaves negou autenticamente o segundo golo aos algarvios!

82': Boa oportunidade para o Farense! Luís entrou na área pelo lado esquerdo e, de pé... esquerdo, rematou cruzado para uma defesa apertada de Hugo Souza.

79': Dupla substituição no Farense, com as saídas de Cláudio Falcão e Bruno Duarte para as entradas de Rafael Barbosa e Luís.

75': Substituição no Chaves, com saída de Héctor Hernández para a entrada de Paulo Victor.

74': Cartão amarelo a Fabrício Isidoro (Farense).

67': Dupla substituição no Farense, com as saídas de Facundo Cáseres e Elves Baldé para as entradas de Fabrício Isidoro e Cristian Ponde.

66': Cartão amarelo a Cláudio Falcão (Farense).

Número oficial de espectadores: 2.308

61': Cartão amarelo a Zach Muscat (Farense).

59': Valeu Vasco Fernandes ao Chaves! Marco Matias preparava-se para entrar na área, em zona frontal, e ficar na cara de Hugo Souza, mas o defesa-central dos flavienses fez um carrinho que teve tanto de perigoso como de eficaz e impediu o capitão dos algarvios de tentar o golo.

55': Responde o Farense! Marco Matias, no coração da área e mesmo perante a oposição de Vasco Fernandes, consegue o cabeceamento, mas a bola saiu ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Hugo Souza.

Golo do Chaves! 1-1

Héctor Hernández, na transformação da grande penalidade, não tremeu e atirou a contar. O ponta de lança dos valentes transmontanos rematou para a direita de Ricardo Velho, com o guarda-redes do Farense a lançar-se para o lado contrário. Aos 53 minutos, o Chaves chega ao empate e está relançada a partida em Trás-os-Montes!

52': Cartão amarelo a Ricardo Velho (Farense).

51': Penálti para o Chaves! Ricardo Velho travou Jô Batista dentro da área e Ricardo Baixinho, árbitro da partida, não teve dúvidas em apontar para a marca dos 11 metros.

50': Cruzamento da direita de Carraça e cabeceamento de Jô Batista para defesa atenta de Ricardo Velho.

46': Dupla substituição no Chaves, com as saídas de Guima e Raphael Guzzo e para as entradas de Benny e Jô Batista.

Início da segunda parte!

O pontapé de saída foi dado, agora, pelo Farense. Os algarvios, recorde-se, entram para esta etapa complementar com uma dupla vantagem: no marcador e no número de elementos em campo - Ygor Nogueira foi expulso logo aos 16 minutos. O Chaves ,mesmo reduzido a 10 elementos, vai tentar tudo para reentrar na discussão pelos pontos.

Intervalo! Chaves 0 Farense 1

Os algarvios vão para o descanso na frente do marcador, fruto de um golo apontado por Bruno Duarte, aos 35 minutos. Nesse lance, o ponta de lança brasileiro aproveitou muito bem um excelente corte de Guima sobre Marco Matias, na sequência de um cruzamento da esquerda de Mattheus, e, de pé esquerdo, rematou forte e colocado para o fundo das redes da baliza de Hugo Souza, que nada podia fazer para impedir o golo do compatriota. Antes disso, refira-se, já o Farense havia ameaçado por três vezes, com Bruno Duarte (5'), Mattheus (13') e Cláudio Falcão (29') a ficarem perto de marcar. O Chaves, refira-se, sofreu um forte revés logo aos 16 minutos, quando Ygor Nogueira, depois de impedir que Marco Matias se isolasse, viu o cartão vermelho direto e deixou os flavienses reduzidos a 10. Moreno Teixeira ainda viu a sua equipa criar uma excelente situação de golo, quando Raphael Guzzo, depois de receber de Rúben Ribeiro, tentou assistir Héctor Hernández, mas Gonçalo Silva, com um corte milagroso, impediu que o ponta de lança espanhol de faturar. O cenário está muito complicado para os valentes transmontanos, mas ainda assim, mantém-se tudo em aberto para a etapa complementar.

Quatro minutos de tempo adicional mínimo para esta primeira parte

43': Cabeceamento de Dário Essugo, ainda de fora da área (!), com Ricardo Velho, atento, a subir e a agarrar.

38': Outra vez Bruno Duarte! O ponta de lança brasileiro libertou-se da marcação contrária e, ainda de fora da área, rematou à baliza contrária, mas a bola sofreu um ligeiro desviou e saiu por cima da barra da baliza defendida por Hugo Souza.

Golo do Farense! 0-1

Cruzamento da esquerda de Mattheus, Marco Matias, numa primeira instância, ainda tentou trabalhar a bola dentro da grande área para visar a baliza de Hugo Souza, mas Guima, com um corte oportuno, impediu os intentos do capitão do Farense. O problema para o Chaves foi que a bola acabou por sobrar para Bruno Duarte, com o brasileiro, à ponta de lança, a não pedir licença e a rematar forte, de pé esquerdo, para o fundo das redes. Aos 35 minutos, o os algarvios ganham vantagem em Trás-os-Montes.

30': Mais uma bela oportunidade para o Farense! Canto batido à direita por Mattheus e Cláudio Falcão, à entrada da pequena área, cabeceia a rasar o poste direito da baliza flaviense.

30': Substituição no Chaves, com a saída de Kelechi para a entrada de Dário Essugo. É a estreia oficial do jovem médio cedido pelo Sporting com a camisola flaviense.

28': Mattheus, de livre direto, tentou a sua sorte, mas o remate do criativo brasileiro do Farense foi controlado por Hugo Souza, com o guarda-redes do Chaves a defender com segurança.

24': Cartão amarelo a Kelechi (Chaves).

23': Grande oportunidade para o Chaves! Excelente jogada de Rúben Ribeiro pelo flanco direito, passe para Raphael Guzzo que, já dentro da área, tirou um cruzamento na direção de Héctor Hernández, mas um corte providencial de Gonçalo Silva impediu que o ponta de lança espanhol dos flavienses desviasse para o fundo das redes da baliza de Ricardo Velho.

16': Cartão vermelho direto para Ygor Nogueira (Chaves)! O defesa-central brasileiro dos flavienses derrubou Marco Matias quando o capitão do Farense, já isolado, se preparava para entrar na área e ficar cara a cara com Hugo Souza, e a decisão de Ricardo Baixinho foi imediata: expulsar o número 3 dos valentes transmontanos. Enorme contrariedade para Moreno Teixeira!

13: Novamente o Farense a ameaçar! Elves Baldé fugiu bem pelo flanco direito, tirou um cruzamento bem medido para o coração da área e Mattheus, de cabeça, atirou muito perto do poste direito da baliza defendida por Hugo Souza.

5': Primeira aproximação perigosa do Farense! Passe de Mattheus e Bruno Duarte, já dentro da área, rematou cruzado para uma excelente intervenção de Hugo Souza, que cedeu canto.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pelo Chaves, que se apresenta com o seu equipamento tradicional, ou seja, camisola azul-grená, listada na vertical, calções e meias roxas. O Farense joga todo de branco.

As três equipas já estão no terreno de jogo e já saudaram o público presente no recinto transmontano. Segue-se a tradicional escolha de campo ou bola por parte dos capitães de equipa, Guima (Chaves) e Marco Matias (Farense), sendo que, depois disso, ficará tudo pronto para o apito inicial.

Já os leões de Faro, que estão a fazer um percurso extremamente tranquilo, têm o desejo de regressar aos triunfos, isto depois do desaire com o FC Porto (1-3), na ronda anterior.

Os flavienses vêm de um empate motivador, no terreno do SC Braga (1-1), e vai querer materializar o bom momento vencendo, esta tarde, os algarvios.

Além da necessidade premente de conquistar pontos, o Chaves quererá também deixar uma outra imagem relativamente àquela que deixou no duelo realizado entre as duas equipas, na primeira volta, onde os valentes transmontanos foram goleados pelo Farense (0-5).

Bom tempo em Chaves, com o sol a brilhar com uma intensidade apreciável. Há já bastantes adeptos dos flavienses no interior do Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, sendo também de registar uma assinalável falange de apoio do Farense, cujos aficionados estão situados num dos topos do recinto transmontano. O relvado também parece estar em excelentes condições e, como tal, estão reunidas todas as condições para um excelente espetáculo de futebol.

Já José Mota, técnico do Farense, repete a equipa titular que havia escalado para o encontro diante do FC Porto (1-3), no passado domingo.

Moreno Teixeira, treinador do Chaves, promove duas alterações no onze em relação à partida realizada na passada quarta-feira, no terreno do SC Braga (1-1): saem Steven Vitória e João Correia (ambos devido a castigo) e entram Ygor Nogueira e João Correia.

Farense (treinador): José Mota

Farense (suplentes): Luiz Felipe (1), Francisco Delgado (2), Igor Rossi (3), Artur Jorge (4), Rafael Barbosa (8), Jhon Velásquez (10), Fabrício Isidoro (14), Cristian Ponde (20) e Zé Luís (91)

Farense (titulares): Ricardo Velho (33); Pastor (28), Gonçalo Silva (37), Zach Muscat (6) e Talocha (31); Facundo Cáseres (5) e Cláudio Falcão (29); Elves Baldé (7), Mattheus (27) e Marco Matias (77) C; Bruno Duarte (9)

Chaves (treinador): Moreno Teixeira

Chaves (suplentes): Rodrigo Moura (31), Bruno Rodrigues (4), Cafú Phete (6), Benny (7), Paulo Victor (9), Leandro Sanca (10), Dário Essugo (14), Hélder Morim (70) e Jô Batista (99)

Chaves (titulares): Hugo Souza (1); Ygor Nogueira (3), Vasco Fernandes (13) e Júnior Pius (40); Carraça (27), Guima (21) C, Raphael Guzzo (80) e Sandro Cruz (33); Rúben Ribeiro (20), Héctor Hernández (23) e Kelechi (28)

Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa); Assistentes: Pedro Felisberto e Diogo Pereira; 4.º Árbitro: Flávio Duarte; VAR/AVAR: Luís Ferreira e Luís Costa

Já há equipas oficiais!

O efetivo policial acaba de chegar ao Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves, pelo que, ao que tudo indica, o encontro entre o Chaves e o Farense deve mesmo realizar-se.

Dispositivo policial em Chaves. Foto: DR

O Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Trás-os-Montes, será palco de um dos duelos interessantes desta jornada. Apesar de estar em lugares de despromoção, o Chaves tem dado sinais de retoma nas últimas semanas e promete tudo fazer para regressar às vitórias, algo que já não acontece há mais de dois meses. Já o Farense encontra-se em posição bem mais tranquila e tem o desejo de continuar a somar para manter um lugar a meio da tabela. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre flavienses e leões de Faro e, como sempre, contamos consigo. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!