Casa Pia: Quase dois meses depois, eis capitão Vasco
Vasco Fernandes, do Casa Pia, disputa um lance de forma acrobática com Toni Martínez, do FC Porto. Foto: ZUMA Wire/Imago.
Foto: IMAGO

Casa Pia: Quase dois meses depois, eis capitão Vasco

NACIONAL26.11.202320:40

Experiente defensor de 37 anos voltou a ser utilizado pelos gansos no embate frente ao Nacional, tendo sido substituído durante o prolongamento por gestão física

Na estreia de Pedro Moreira como novo treinador do Casa Pia, os gansos não evitaram o afastamento de prova na Taça de Portugal, tendo apenas caído no desempate por grandes penalidades frente ao Nacional, na Choupana (6-5 após um empate a zero após prolongamento). O desfecho não foi o que os lisboetas desejavam, mas nem tudo se revelou negativo, já que registaram um regresso há muito esperado.

No onze titular, tal como já poderia depreender a partir da apresentação do novo técnico, surgiu Vasco Fernandes, que há quase dois meses não competia após ter sido proscrito pelo técnico, Filipe Martins. O defensor não competia desde o passado dia 8 de outubro, data na qual o Casa Pia havia sido derrotado em Rio Maior pelo Estrela da Amadora, e este sábado reassumiu o seu lugar no trio de centrais apresentado pelo emblema de Pina Manique, como sucedia desde o início da época e até ao acontecimento que o afastou das convocatórias.

O episódio que protagonizou com o antigo treinador, em vésperas do encontro referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Rabo de Peixe, nos Açores, levou a que este o afastasse das convocatórias desde então. Vasco Fernandes falhou, por isso, um total de cinco partidas, não tendo defrontado, como acima descrito, o Rabo de Peixe, e também Benfica e SC Braga (ambos 1-1), Vizela e Estoril (derrotas por 1-0 e 4-0, respetivamente), regressando às opções no primeiro jogo após a mudança técnica para uma prestação regular.

Depois de quatro encontros consecutivos a sofrer golos, o Casa Pia conseguiu manter a sua baliza inviolada e, curiosamente, com a fórmula que mais vezes conheceu desde a época transata, juntando-se a Fernando Varela e Nermin Zolotic, o que se revelou insuficiente para obter a passagem à fase seguinte - Zolotic desperdiçaria a sua tentativa e o desempate terminaria com 6-5 favorável aos madeirenses – mas mostrou que esta parceria poderá voltar a garantir frutos.

O capitão casapiano, de 37 anos, acabaria substituído por Duplexe Tchamba durante o prolongamento, aos 99 minutos, o que suscitou alguma preocupação, tendo A BOLA apurado que essa foi uma situação meramente preventiva devido à falta de ritmo competitivo que o atleta ainda acusa devido à longa paragem (forçada) a que foi sujeito. Vasco está, por isso, apto a competir e foi apenas gerido por Pedro Moreira de forma a ser poupado para outras núpcias, como o regresso à Liga, marcado para este sábado, com a receção ao Portimonense.