Casa Pia: Pedro Moreira com plantel (finalmente) completo
Os internacionais que faltavam chegar já cumpriram a sessão de treino desta quinta-feira pelos gansos e sem qualquer limitação, colocando-se por isso à disposição do novo treinador para o embate com o Nacional, este sábado, pela Taça de Portugal
O treino desta quinta-feira terá sido certamente encarado com toda a satisfação por Pedro Moreira, que na terça-feira foi oficializado como novo treinador do Casa Pia, na quarta-feira foi formalmente apresentado à comunicação social e esta quinta-feira pôde contar com o seu plantel composto – à exceção dos dois lesionados já de longa duração, Kiki Silva e Rafael Brito.
O treino matinal desta quinta-feira proporcionou pela primeira vez ao treinador a possibilidade de orientar todos os seus atletas aptos a competir e logo na véspera da partida rumo à Madeira para defrontar o Nacional, pela 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, este sábado pelas 15 horas. Faltavam chegar três dos internacionais, mais concretamente Samuel Justo, Yuki Soma e Artur Serobyan, depois de Nermin Zolotic ter chegado dois dias antes, na terça-feira, e já participado na sessão desta quarta-feira.
Começando por Zolotic, que regressou com a primeira internacionalização AA no seu currículo, chegou sem qualquer limitação e cumpre já dois treinos consecutivos às ordens do seu novo treinador, de quem depende exclusivamente a decisão sobre a sua convocatória – e possível titularidade – no embate pela Taça, juntando-se a Vasco Fernandes, Fernando Varela, João Nunes, Duplexe Tchamba e Isaac Monteiro na luta por um lugar no eixo da defesa, existindo a dúvida sobre se Pedro Moreira irá preservar o 3x4x3 que Filipe Martins privilegiava.
De todos os ausentes, Samuel Justo foi quem fez a deslocação mais curta depois de ter defrontado a Itália ao serviço da Seleção Nacional sub-20 num encontro que não correu particularmente bem a Portugal (que perdeu por 2-1) nem ao próprio médio, que originou o penálti que os italianos converteram no golo do triunfo com mão na bola. Antes, Justo havia sido também titular numa receção do combinado português sub-20 à Noruega que resultou em triunfo por 2-1, em Amarante.
Já Artur Serobyan regressa a Pina Manique com vinte minutos de competição, angariados na passada terça-feira na deslocação da sua seleção, a Arménia, à Croácia, onde seria derrotada por 1-0; o extremo foi lançado em jogo aos 70 minutos, sendo que três dias antes não saiu do banco de suplentes na receção do conjunto arménio ao País de Gales, que terminou empatado a um golo. Desta forma, excetuando as viagens, Serobyan regressa ao seu clube com reduzido desgaste e está pronto para somar minutos caso Pedro Moreira o entenda.
Quem enfrentou a viagem mais longa foi mesmo Yuki Soma, que se juntou a uma das seleções em melhor momento no panorama internacional, o Japão, e até teve direito a titularidade e 90 minutos de utilização no primeiro encontro realizado pelos nipónicos na fase de apuramento para o Mundial 2026, ante Myanmar (goleada dos nipónicos por claros 5-0). No jogo que se seguiu, que motivou nova goleada por parte do Japão por 5-0, desta feita sobre a Síria, o extremo do Casa Pia não deixou o banco de suplentes.
Contas feitas às prestações dos quatro internacionais do plantel casapiano, todos somaram pelo menos mais uma internacionalização pelos respetivos países e, mais importante para o conjunto lisboeta, não contraíram qualquer lesão ou acumularam demasiado desgaste, o que poderá permitir a Pedro Moreira total liberdade para escolher o onze que entender ser mais apto para derrotar o Nacional, qualificar o Casa Pia para os oitavos-de-final da Taça e coroar de sucesso a sua estreia no comando técnico dos gansos.