Casa Pia: «Kiki Silva tem resiliência para voltar num bom nível»
Kiki Silva, do Casa Pia (ao centro), controla a posse de bola perante o FC Porto. Foto: Casa Pia AC.

Casa Pia: «Kiki Silva tem resiliência para voltar num bom nível»

NACIONAL24.04.202413:06

José Carvalho Araújo, antigo treinador do extremo, saúda regresso do antigo pupilo aos relvados; destaca a sua força mental para recuperar de grave lesão que o afetou

Um infortúnio, resultante de uma grave lesão, fez com que entre o primeiro jogo de Kiki pelo Casa Pia, ante o Famalicão, em março de 2023, e o seu regresso à competição, no passado domingo frente ao FC Porto, distassem mais de…400 dias! Um longo período no qual o extremo foi sujeito a uma cirurgia a uma rotura do ligamento cruzado do joelho direito contraída num treino, durante a semana, e que adiou a sua afirmação ao serviço dos gansos.

O extremo, que é visto como aposta de futuro, ultrapassou uma paragem superior a um ano, teve ante os dragões o seu retorno e, para quem o conhece bem, um prémio merecido pelo profissional que sempre foi. José Carvalho Araújo foi dos técnicos que por mais tempo trabalhou com Kiki, mais concretamente em duas épocas, - 16/17, pelos sub19 do SC Braga, e 18/19, pelos sub23 dos minhotos. Sob o comando deste técnico, realizou 58 jogos, marcou cinco golos oficiais…e merece todo o seu carinho.

José Carvalho Araújo, atualmente sem clube, quando trabalhava para o setor de formação do SC Braga. Foto: José Carvalho Araújo/arquivo pessoal

«Fico muito feliz por ver que ele conseguiu recuperar e que recuperou ao ponto de conseguir jogar ao nível elevado, nomeadamente um jogo de elevado grau de dificuldade como o jogo contra o FC Porto. Acredito que, do que conheço do Kiki, tem resiliência mais que suficiente para voltar num bom nível e ainda é um jovem, ainda tem muito tempo pela sua frente», vaticinou o seu antigo treinador, que assistiu com atenção ao regresso do seu antigo pupilo e considera ter assistido a uma prova de força.

«Acho que foi uma prova para quem viu, do que é o Kiki e do que ele fez e a sua equipa, para voltar a estar em condições para jogar porque, efetivamente, não é fácil. Há ritmos competitivos que se perdem, há todo um processo de ganhar novamente confiança em si próprio, naquilo que é o seu jogo e na sua capacidade física e não é fácil para qualquer jogador, ele ter voltado é uma prova de que ele está preparado e de que ele conseguiu superar este momento muito difícil», constatou, orgulhoso.

José Carvalho Araújo não tem dúvidas: em Kiki, está-se perante um jogador de primeira Liga. «Sem dúvida nenhuma. É um miúdo super inteligente, com uma grande capacidade de compreensão do jogo e fisicamente, não sendo um miúdo muito evoluído, é um jogador muito rápido, que consegue ter uma intensidade muito elevada e depois, em termos técnicos, é fantástico, tem um pé esquerdo incrível. Portanto, acho que tem reunidas as condições, desde que esteja inserido numa equipa com uma ideia de jogo que explore todo o seu potencial», analisou o técnico, atualmente sem clube.