Casa Pia: juniores de primeira novamente, com Gonçalo atento

Casa Pia: juniores de primeira novamente, com Gonçalo atento

NACIONAL22.04.202420:47

Gansos celebraram o regresso ao escalão principal de juniores no passado fim de semana; técnico César Lacerda destaca a boa ligação existente com Gonçalo Santos, homólogo na equipa principal

O último fim de semana revelou-se de celebração para o Casa Pia, que garantiu o regresso à primeira divisão nacional em juniores logo no ano que se seguiu à despromoção ao escalão secundário após um triunfo (3-1) sobre o Real, a uma jornada do final da fase de subida da II Divisão Nacional. Um feito alcançado pelos gansos    sob o comando de César Lacerda, técnico que junto de A BOLA confessou sentir que a subida foi algo muito procurado pela estrutura do clube.

«A direção do clube assumiu, logo após a descida do ano anterior, que o objetivo desta época seria o regresso à 1.ª Divisão nacional de juniores. Nós, equipa técnica e jogadores, também assumimos esse objetivo e tínhamos essa meta bem definida entre todos desde dia 17 de julho, quando iniciámos a época. Sabíamos que iríamos ter dificuldades, tivemos adversários com imensa qualidade, o que nos faz sentir que foi uma época de sucesso», assumiu o jovem treinador, de 32 anos.

Conseguida a subida, o Casa Pia poderá ainda garantir o título nacional do escalão, que poderá vir a ser de grande importância para o futuro imediato destes atletas, dado poder facilitar a respetiva integração no meio sénior. No entanto, vinca o treinador…ainda há uma última jornada por disputar. «Para garantirmos a possibilidade de discutir o título nacional ainda temos de jogar com o Santa Clara. O foco primeiro é esse jogo e só depois podemos olhar para o jogo que atribuí esse título», aponta, focado.

«Claro que estas finais dão maior visibilidade aos jogadores, aumentam a possibilidade de serem vistos e falados. Quanto maior for a visibilidade e possibilidade de mostrarem o seu valor, acredito que melhores serão as suas possibilidades de integração no futebol sénior», considerou César Lacerda, que durante a temporada viu vários dos seus pupilos serem chamados a treinos da equipa principal ao longo da época, numa dinâmica que espera que continue a ocorrer.

O treinador dos sub-19 do Casa Pia, César Lacerda. Foto: Casa Pia AC.

O treinador dos sub-19 casapianos mostrou-se satisfeito por ver vários dos seus atletas a trabalharem pontualmente com a equipa principal e também crente sobre a possibilidade de ter atletas promovidos à equipa A no futuro. «Existe uma boa comunicação entre os seniores e os juniores, foram vários os jogadores ao longo da época que integraram os treinos dos seniores. O grupo de juniores tem vários jogadores com bastante potencial e margem de progressão. O clube está atento, nós sentimos isso», revelou.

Contudo, César Lacerda prefere esperar e dar tempo ao tempo. «Não é possível para já prever se algum fará a transição para a equipa sénior do clube», assume, realista, confiando na decisão técnica de Gonçalo Santos, o mais recente de três treinadores que passaram pelo comando da equipa principal na presente época e que, curiosamente, treinava no escalão de juniores até à época passada (ndr: o Estoril, na primeira divisão). O relacionamento entre os responsáveis pelas duas estruturas, assegura, é o melhor.

«Tenho um excelente relacionamento com o Filipe Martins e com o Pedro Moreira, e foi muito bom trabalhar com eles no Casa Pia. Ajudaram-nos sempre no que podiam e nós tentamos sempre fazer o mesmo. Com o Gonçalo Santos o nosso relacionamento também é muito positivo, trabalhámos juntos no Real, onde construímos uma relação próxima, o que facilita sempre nestes casos», conta César Lacerda, que descreve que a ligação de amizade que os liga facilita todo o processo.

«Temos uma proximidade que acredito ser positiva quando é necessário resolver algum assunto que envolva o apoio do plantel de juniores ao plantel sénior do clube», completou o técnico dos sub-19 do Casa Pia que, após o seu escalão ter alcançado o objetivo a que se propunha, espera que também nos próximos dias Gonçalo Santos e a equipa principal concretizem a meta de permanecer na Liga, que está próxima.