Casa Pia: Desconforto no adutor impediu Felippe de defrontar o Arouca
Felippe Cardoso realiza exercícios de aquecimento antes de um jogo do Casa Pia pela Liga de futebol. Foto: Casa Pia AC.

Casa Pia: Desconforto no adutor impediu Felippe de defrontar o Arouca

NACIONAL20.02.202413:11

Avançado cumpriu uma partida de suspensão frente ao Rio Ave e estava disciplinarmente apto para defrontar o Arouca, mas sofreu um ligeiro problema físico e não foi a jogo; estará disponível para o embate com o Vitória de Guimarães

A estreia de Gonçalo Santos como novo treinador do Casa Pia revestiu-se de sucesso em função do resultado, um triunfo por 1-0 que permitiu aos gansos respirar melhor na tabela classificativa e deixar o desconfortável 16.º lugar, que obriga à disputa de um play-off para garantir a manutenção no escalão principal. Mas não só: como já se perspetivava na conferência de antevisão à partida, a equipa regressou ao esquema tático com que iniciou a temporada, o 3x4x3.

Gonçalo voltou ao modelo aplicado por Filipe Martins no arranque da temporada e até novembro, altura em que se deu a sua saída, e o primeiro impacto foi positivo apesar de o conjunto lisboeta não ter contado com um dos seus habituais titulares, como é o caso de Felippe Cardoso. Depois de ter cumprido um jogo de suspensão pelo facto de ter atingido uma série de cinco cartões amarelos, o brasileiro estava disciplinarmente apto para dar o seu contributo à equipa…mas não fisicamente.

Face a poder esperar-se algum ajuste natural, devido à mudança de treinador e às suas ideias, existia a dúvida sobre Felippe Cardoso voltaria a assumir um lugar no onze, como sucedia com o anterior treinador, Pedro Moreira, perante o qual ganhou influência a partir de meados de dezembro e se juntou a Clayton na frente de ataque, em 4x4x2, e foi titular frente a Desportivo de Chaves, SC Braga, Moreirense, Famalicão e Farense. Não defrontou o Sporting por opção estratégica, regressou perante o Boavista e…viu o quinto amarelo.

Quando poderia reassumir o seu lugar, o ponta de lança brasileiro de 25 anos sentiu desconforto muscular num adutor na véspera da receção ao Arouca, o que o afastou da convocatória, por precaução. Segundo A BOLA apurou, a situação não evoluiu para qualquer lesão e, tratando-se um problema ligeiro, devendo mesmo ser reintegrado sem limitações no plantel, possivelmente no regresso ao trabalho, que se encontra agendado para esta quarta-feira – esta terça-feira reservou um dia de folga.

Felippe Cardoso estará, por conseguinte, apto a constituir opção para a deslocação ao Minho, para defrontar o Vitória de Guimarães, este sábado. A dúvida residirá mesmo na opção tática e no que respeita ao perfil que Gonçalo Santos quererá para o seu alinhamento inicial, que frente ao Arouca correspondeu a apenas um homem de área, Clayton, apoiado por dois elementos sobre as alas, nomeadamente os reforços de inverno Rúben Lameiras sobre a direita e Nuno Moreira sobre a esquerda.

Um trio que resultou na conquista de três preciosos pontos, o que poderá, por isso, colocar o brasileiro em posição de espera, leia-se, no banco de suplentes para possivelmente vir a ser lançado no decorrer da partida no embate altamente complicado que se espera no Estádio D. Afonso Henriques. De resto, Felippe já marcou nos dois registos na presente temporada: dos cinco golos apontados, três foram conseguidos como titular e os restantes dois como solução lançada no decorrer da partida nas 25 partidas que disputou na presente temporada.