SC Braga-Casa Pia: guerreiros com duplo objetivo, gansos com objetivo... garantido
'Pedreira' será palco do duelo entre SC Braga e Casa Pia, relativo à 32.ª e antepenúltima jornada da Liga. (Foto: D. R.)

ANTEVISÃO SC Braga-Casa Pia: guerreiros com duplo objetivo, gansos com objetivo... garantido

NACIONAL05.05.202408:00

Minhotos podem fugir do rival de Guimarães (que perdeu com o Rio Ave) e voltar a encostar ao FC Porto (que bateu o Chaves); lisboetas festejaram permanência no 'sofá' (após a derrota do Portimonense frente ao Sporting)

O duelo entre SC Braga e Casa Pia tem tudo para ser bastante agradável. A 32.ª jornada e antepenúltima jornada da Liga ainda oferece ingredientes bastantes aos da casa, sendo que do outro lado estará uma equipa já totalmente confortável e que, acredita-se, irá jogar o jogo pelo jogo e ser parte interessada numa tarde de espetáculo no Minho.

Os bracarenses têm dois cenários abertos neste momento: voltar a encostar ao FC Porto no 3.º lugar e aproveitar a derrota do Vitória de Guimarães diante do Rio Ave (1-2) para aumentarem para 5 os pontos de vantagem para o grande rival minhoto.

Já o Casa Pia chega a esta partida depois de ter recebido, ontem, a notícia mais desejada: o Portimonense foi derrotado pelo Sporting (0-3) e, com esse resultado, os algarvios já não conseguiram alcançar os lisboetas, uma vez que a diferença de pontos é de 7 e o conjunto de Portimão já só pode conquistar 6.

SC BRAGA

É, digamos, a jogar em dois tabuleiros que os comandados de Rui Duarte entrarão, esta tarde, no relvado do Municipal de Braga. Os arsenalistas dependem apenas de si para terminarem o campeonato no último lugar do pódio - se vencerem os três jogos que faltam conseguirão chegar ao bronze, uma vez que uma dessas partidas será diante do... FC Porto (na 34.ª e última jornada) - e, por outro lado, um triunfo hoje garantirá que um empate na próxima ronda, frente ao... Vitória de Guimarães, também deixará líquido que o grande rival de Guimarães já não será um incómodo na luta pelo 4.º posto.

E a receção aos gansos permitirá ao técnico dos guerreiros do Minho como que desempatar a sua própria contabilidade desde que assumiu o comando técnico da equipa principal do SC Braga. Rui Duarte tem duas derrotas - Arouca (0-3) e Benfica (1-3) - e duas vitórias - Estoril (0-1) e Vizela (2-1) -, pelo que qualquer que seja o resultado frente ao Casa Pia irá fazer pender os pratos da balança.

Equipa provável (4x2x3x1): Matheus; Joe Mendes, Paulo Oliveira, Niakaté e Cristian Borja; Cher Ndour e João Moutinho; Álvaro Djaló, Rodrigo Zalazar e Ricardo Horta; Simon Banza

Lesionados: -

Castigado: Víctor Gómez

Figura: Ricardo Horta

Totalmente recuperado dos problemas físicos que o afetaram num passado recente, o capitão bracarense parece estar de volta à melhor forma e na última jornada, diante do Benfica, regressou também aos golos, colocando, na altura, o SC Braga em vantagem na Luz. A sua influência no jogo ofensivo dos arsenalistas é sobejamente conhecida - não só pelo capacidade de finalização, mas também pela forma como quase sempre consegue descobrir uma linha de passe que não está ao alcance de qualquer um... - e, como tal, o camisola 21 promete ser uma das principais dores de cabeça para a defensiva casapiana.

A antevisão de Rui Duarte (treinador do SC Braga):

CASA PIA

O principal trabalho tinha sido feito pelos gansos nas últimas rondas, o restante acabou por resultar do que (não) fez o Portimonense. O desaire sofrido ontem pelos algarvios em Alvalade, diante do Sporting, permitiu aos jogadores do Casa Pia, na altura já em estágio para a partida de hoje, festejarem... no sofá.

O conjunto de Portimão terminou esta jornada com 28 pontos, estando, por isso, a 7 dos lisboetas. E a formação orientada por Paulo Sérgio só poderá conquistar, na melhor das hipóteses, 6 pontos. Permanência garantida para o Casa Pia!

Contas feitas, o Casa Pia entrará em campo com a sua situação resolvida, entenda-se, o principal objetivo da época consumado, o que poderá retirar toda e qualquer pressão aos comandados de Gonçalo Santos que, até aqui, tiveram sempre o peso de estarem obrigados a conquistar pontos para fugirem aos lugares perigosos. Ora, esse fator já não se coloca e com isso pode beneficiar o... espetáculo. Porque é de prever que os gansos joguem o jogo pelo jogo, com organização, claro, mas sem qualquer amarra defensiva.

E há ainda outro dado que pode servir de mote para o emblema de Pina Manique: depois do triunfo sobre o Chaves (3-1), está aberta a possibilidade de somar, apenas pela segunda vez esta época, duas vitórias consecutivas na Liga. Foi já no reinado de Gonçalo Santos que o Casa Pia triunfo em duas rondas seguidas - Arouca (1-0) e Vitória de Guimarães (2-0), nas 22.ª e 23.ª jornadas -, pelo que o feito pode ser igualado para que, depois, siga em aberto a possibilidade de aumentar este registo, já na receção ao Moreirense.

Equipa provável (3x4x3): Ricardo Batista; Fernando Varela, Zolotic e Duplexe Tchamba; Larrazabal, Beni, Telasco Segovia e Leonardo Lelo; Yuki Soma, Felippe Cardoso e Nuno Moreira

Lesionados: Rafael Brito e Benaissa

Castigado: Ângelo Neto

Ausente: André Lacximicant (emprestado pelo SC Braga)

Figura: Yuki Soma

Dos quatro golos que leva na presente edição da Liga, dois foram conseguidos nas últimas três jornadas. Fez o gosto ao pé no empate com o Portimonense (2-2) e também 'molhou a sopa' no recente triunfo sobre o Chaves (3-1). O extremo japonês parece estar apostado num final de temporada em alta, isto porque tem juntando a sua velocidade e qualidade técnica à veia goleadora. Num jogo em que se prevê que o SC Braga possa ter mais tempo de posse de bola, jogando maioritariamente no meio-campo ofensivo, Yuki Soma pode ser um dos trunfos do Casa Pia na exploração da profundidade e na criação de problemas ao último reduto defensivo dos arsenalistas.

A antevisão de Gonçalo Santos (treinador do Casa Pia):

Parecem, em teoria, estar reunidas todas as condições para um excelente espetáculo de futebol na Pedreira. O SC Braga não perde o pódio de vista e quer... (quase) perder de vista o 5.º lugar, o Casa Pia sabe que ainda pode descer do 10.º lugar, mas também tem a garantia de que já não... desce de divisão.