Carlos Carvalhal: «Tenho de dar confiança aos jogadores»
Treinador dos guerreiros admitiu que tem sido mais duro com este plantel do SC Braga, do que habitualmente, mas que está na hora da união; técnico espera dificuldades na deslocação ao reduto do Estrela da Amadora que marca o início da segunda volta da Liga
A segunda volta do campeonato já começou e o SC Braga vai jogar fora, no papel em que se sente mais confortável esta época, no reduto do Estrela da Amadora, equipa com a qual empatou (1-1), na primeira ronda e Carlos Carvalhal quer dar início a uma segunda metade de temporada melhor que a primeira.
«É um adversário que tem feito a maioria dos pontos em casa, dos 16 tem 14 em casa, mas vai defrontar um adversário que tem feito muitos pontos fora, que somos nós. Obviamente que vai ser um jogo difícil para nós, sem dúvida. Vamos encontrar uma equipa forte a jogar em casa, mas também sabe que vai defrontar um oponente com bons resultados fora. Vamos esgrimir argumentos. Preparamo-nos bem, queremos vencer e sabemos que vai ser difícil, frente a uma equipa que tem uma forma de jogar muito característica, com dedo do seu treinador. Da nossa parte estamos apostados em contrariar as dinâmicas para procurarmos vencer o jogo que é o objetivo.»
No final da partida com o Lusitano de Évora para a Taça de Portugal, o treinador referiu que estava algo cansado. Agora esclareceu a situação, colocando o foco total no regresso à Liga e nesta partida com o Estrela da Amadora.
«Estou revitalizado, são situações normais, tinha um pequeno problema de saúde, nada de especial. Há dias assim. Está tudo bem, fortemente motivado para o jogo de amanhã e com a energia toda, eu e a equipa. Com o Lusitano de Évora vencemos o jogo, seguimos em frente e agora estamos focados no jogo do Estrela. Estamos nos quartos de final, cumprimos um objetivo parcelar e agora vem o campeonato, estamos no 4.º lugar e é importante fazer pontos para conseguirmos evoluir na tabela. Melhorar o que temos feito fora de casa, não vai ser fácil, pois temos feito uma campanha extraordinária. Em casa vamos tentar melhorar e tenho a certeza absoluta que vai acontecer», explicou o técnico, de 59 anos, que voltou a mencionar que este tem sido o trabalho mais complicado da sua carreira.
«Tenho de dar confiança aos jogadores, fundamentalmente. Sim, fui mais duro que o habitual, porque também é o trabalho mais difícil que tive na carreira. Mas, chegamos a um ponto em que acima de tudo tenho de me concentrar em unir a equipa, principalmente, no campo, dar confiança para que possam brotar o seu melhor. Há um ou outro que está a conseguir, como o Bruma que está no seu melhor momento de sempre. Ainda pensamos que conseguimos extrair mais de alguns jogadores. Tem de haver um clima de confiança e de incentivo, tem de ser por aí.»
Lukas Hornicek foi o titular na baliza no jogo da Taça de Portugal e também vai ser na partida da Liga Europa, pois Matheus está castigado, mas para este encontro com o Estrela da Amadora, Carvalhal confirmou que o guardião brasileiro está de regresso ao onze. O treinador ainda referiu que Robson Bambu está lesionado e que Rodrigo Zalazar está em dúvida.
«Tenho plena confiança em todos os guarda-redes que temos. Um grandíssimo que é o Matheus, um jovem com um potencial tremendo que é o Lukas Hornicek, o Tiago Sá que é um jogador que gostava de levar para qualquer clube que fosse e o João Carvalho que tem enorme potencial. O Matheus vai avançar amanhã, sem dúvida e também posso adiantar que o Hornicek vai jogar na Liga Europa.»
O mês de janeiro ainda está longe de terminar, mas o treinador do SC Braga preferiu não falar muito sobre as questões de possíveis entradas e saídas no plantel.
«Confio plenamente no presidente António Salvador, estamos em plena sintonia. Mas, só penso nos jogadores que cá temos que são os que contam e amanhã temos um jogo importante.»