Carlos Calina: «Bica vai adaptar-se bem ao V. Guimarães»
José Bica elogiado por ex-treinador (FOTO: Vitória SC)

Carlos Calina: «Bica vai adaptar-se bem ao V. Guimarães»

NACIONAL12.07.202420:06

Atual técnico do Marialvas orientou o avançado nos juvenis do Chaves; em 2019/20 o novo reforço dos conquistadores apontou 19 golos; antigo treinador afirma que o jovem tem tudo para singrar na Liga

O Vitória de Guimarães contratou José Bica ao Marítimo para reforçar o setor ofensivo da equipa de Rui Borges e no terceiro jogo desta pré-temporada, frente à equipa sub-23 do Farense, o jovem avançado apontou dois golos. A BOLA conversou com Carlos Calina, atual treinador do Marialvas, que orientou Bica nos juvenis do Chaves e aí percebeu o imenso potencial do dianteiro.

«Na época 2019/20, quando o treinei, era um jovem que chegou até as minhas mãos por intermédio do ex-treinador dele do FC Porto. A qualidade estava lá, mas acabou por não ter sucesso nos dragões por ser um miúdo desacreditado e desconfiado. Já no nosso processo, naquela época no Chaves, foi uma mais valia e tivemos que fazer um trabalho individual com ele. Foi um trabalho árduo, mas começou a jogar e a ter minutos, o que lhe deu confiança e o ajudou a fazer uma excelente época, acabando a mesma a ser convocado para a seleção sub-17. Marcou 19 golos e voltou a ser projetado», explicou o seu ex-técnico que não tem dúvidas que Bica vai integrar-se bem no V. Guimarães.

«Vai adaptar-se bem. É um jovem que já passou por contextos e processos complexos onde também foi obrigado a crescer por diversas razões e, hoje, estando mais adulto, acredito que está preparado. Para além disso, também sei que é um desejo dele atingir a estabilidade. É um jogador que precisa de se estabelecer, ter minutos e ganhar confiança.»

Bica mostra-se a Rui Borges

10 julho 2024, 20:36

Bica mostra-se a Rui Borges

V. Guimarães goleou por 6-1 no segundo jogo de preparação desta quarta-feira; mais recente reforço para o ataque fez dois golos no particular com a equipa sub-23 do Farense; Jota Silva também marcou e destacou-se nas assistências

Carlos Calina conhece o avançado, de 21 anos, como poucos e também revelou aquilo que o jogador pode trazer ao plantel dos conquistadores.

«Tem que começar a criar a sua estabilidade emocional, pois tenho a firme certeza que ele estando bem emocionalmente é meio caminho andado para ser o presente e o futuro goleador do Vitória! É um jogador raro, movimenta-se bem na área, tem uma finalização de excelência, é um jogador forte no um para um e agressivo nos duelos.»

O antigo treinador de Bica ainda salientou que os adeptos vimaranenses podem esperar muitas coisas boas.

«Podem esperar por uma surpresa positiva, porque certamente serão surpreendidos pela qualidade e características únicas de finalização. O Bica é um jogador à imagem do Vitória, as dificuldades em campo não são problema para ele. É um atleta que gosta de sentir pressão e isso motiva-o.»