Calcula quantos jogos fez Aursnes desde que está no Benfica? 95 de 118!

Calcula quantos jogos fez Aursnes desde que está no Benfica? 95 de 118!

NACIONAL12.03.202416:31

Influência do médio norueguês subiu em flecha desde que assinou pelas águias; em 2023 esteve em todos os jogos da seleção; desde 2021, fez 72% dos jogos possíveis

O polivalente médio do Benfica anunciou, esta terça-feira, aos 28 anos, que não volta a jogar pela seleção da Noruega. Em nota publicada no site oficial do Benfica, Aursnes explicou as razões da sua decisão.

Aursnes renuncia à seleção da Noruega

12 março 2024, 10:35

Aursnes renuncia à seleção da Noruega

Polivalente jogador do Benfica, de 28 anos, pretende «ter mais tempo e liberdade para priorizar outras coisas da minha vida para além do futebol»

«Quero agradecer aos meus colegas, treinadores e staff por um longo tempo juntos na seleção nacional. Sinto-me orgulhoso por ter feito parte deste grupo e por ter representado o meu país. Apesar disso, sinto que desejo ter mais tempo e liberdade para priorizar outras coisas da minha vida para além do futebol, o que é muito difícil face a um ano cheio de jogos calendarizados. É por este motivo que decido deixar de jogar pela seleção nacional. Pensei muito nisto, foi uma decisão difícil, mas, ao mesmo tempo, sinto que é o mais correto e o melhor para mim, e eu quero priorizar», sublinhou.

Solbakken segurou-o antes

Stale Solbakken, selecionador norueguês, revelou que já várias vezes conseguiu segurar Aursnes, mas que agora foi diferente.

«O Fredrik tem sido um elemento fantástico para nós. Fez os seus melhores jogos pela seleção no início da última eliminatória. Tem sido um elemento enriquecedor para nós dentro e fora do campo. Já há algum tempo que sei o que ele pensa sobre a seleção nacional e consegui convencê-lo algumas vezes a continuar. Concordámos então que não voltaria a haver nova discussão se ele voltasse a ter a mesma vontade de parar na seleção», explicou Solbakken, citado pela imprensa norueguesa.

Fredrik Aursnes diz que sente necessidade de ter mais tempo. Não é a primeira vez que reflete sobre a carreira na seleção e já antes de ser sénior decidiu fazer uma pausa. Enquanto sub-19, o médio também ficou afastado durante praticamente um ano. Fez um jogo particular pelos sub-19 noruegueses a 15 de agosto de 2013, frente à Irlanda, e voltaria a jogar pela Noruega somente a 10 de setembro de 2014, para alinhar de novo e curiosamente também num particular frente à Irlanda.

Desde 2021 que a influência do médio nas equipas cresceu muito e principalmente desde que trocou os neerlandeses do Feyenoord pelo Benfica. O que se refletiu também na seleção.

Aursnes estreou-se pela sua seleção em junho de 2021, num jogo particular com a Grécia que os noruegueses perderam por 1-2 e no qual Aursnes entrou aos 69 minutos. Desde então foi presença irregular até se fixar definitivamente em 2023 — foi titular em todos os 10 jogos realizados pela Noruega no ano passado; marcou um golo e fez três assistências para golo pela Noruega.

Desde 2021, a Noruega fez 32 jogos e Aursnes esteve em 20, sendo que foi sete vezes suplente utilizado e 13 titular, completando os 90’ apenas em quatro desafios.

Igualmente desde 2021, o norueguês esteve em 22 de 41 jogos pelo Molde (um golo e cinco assistências), em 49 de 57 jogos pelo Feyenoord (um golo e quatro assistências) e em 42 de 55 jogos pelo Benfica na época passada (três golos e três assistências) e em 43 de 43 jogos do Benfica esta temporada (quatro golos e nove assistências). Tudo somado, apenas desde 2021, Aursnes fez 176 de 228 jogos possíveis, entre clubes e seleção — 72 por cento das partidas. Falhou 52 jogos.

Desde que assinou pelas águias, em 2022/2023, Aursnes esteve em 95 dos 118 jogos de clube e seleção! Sendo que cinco dos que falhou foram pela Noruega.

O terceiro

No espaço de ano e meio, Aursnes é o terceiro jogador do plantel do Benfica a renunciar à seleção. Na época passada, Rafa disse adeus a Portugal e seguiu-se João Mário. Junta-se-lhes, agora, Aursnes; os três concentrados apenas no Benfica. Aliás, três dos jogadores mais utilizados pelo treinador benfiquista Roger Schmidt.