12 dezembro 2023, 21:59
Vídeo: calcanhar de Arthur Cabral aos 90+2 mantém Benfica na Europa
Avançado brasileiro tinha acabado de entrar
Já leva seis assistências em 2023/2024, o dobro do que fez na época passada
Fredrik Aursnes igualou, em Salzburgo, o recorde de assistências numa única época na carreira, com a diferença de ainda só ir no 23.º jogo.
Ao cruzar para o calcanhar de Arthur Cabral, o internacional norueguês fez o seu sexto passe para golo em 2023/2024, igualando o registo de 2021, ao serviço do Molde, na época em que se notabilizou ao ponto de ter sido contratado pelo Feyenoord, dos Países Baixos.
12 dezembro 2023, 21:59
Avançado brasileiro tinha acabado de entrar
O avançado brasileiro foi o quarto colega a beneficiar da visão e precisão do nórdico. Antes disso, Tengstedt, João Mário e Rafa haviam usufruído de momentos semelhantes.
A primeira assistência nesta temporada deu-se na vitória por 3-2 frente ao Gil Vicente, quando Aurnses fez o passe para o golo de Rafa. Seguiu-se João Mário (4-1, ao Lusitânia e 1-1 ao Casa Pia), Tengstedt no icónico dérbi com o Sporting (golo da vitória aos 90+7’), novamente Rafa no empate diante do Farense na Luz e agora Arthur Cabral na Áustria.
Para não variar, Fredrik Aursnes voltou a jogar os 90 minutos e tornou-se o primeiro elemento do plantel a ultrapassar a barreira dos 2.000 minutos (2060), sem ter falhado um único minuto em todas as competições — o único totalista da equipa, estatuto que é perseguido por Rafa, com 1.974 minutos e Otamendi, com 1.973, sendo que ambos também devem ultrapassar os dois mil minutos em Braga.
As seis assistências na presente temporada ganham outra expressão se dissermos que são o dobro do que conseguiu na época anterior, a sua primeira na Luz e considerada pelo próprio como uma das melhores — e visto também como o melhor jogador da equipa.
Uma das explicações para o aumento dos passes para golo poderá estar no facto de o norueguês ser ter fixado no lugar de lateral direito após a lesão de Alexander Bah e de muito das ações ofensivas das águias passar pelo jogo exterior, obrigando-o a ser o homem do passe decisivo em vez do jogador do passe de criação e associação, tal como na temporada 2022/2023, quando atuava a médio esquerdo, mas deixando a largura para Grimaldo.