Botafogo, de Artur Jorge, multado por gesto racista de adepto
Adeptos do Botafogo (IMAGO / Pera Photo Press)

Botafogo, de Artur Jorge, multado por gesto racista de adepto

INTERNACIONAL09.10.202423:35

Incidente aconteceu na partida da primeira mão dos oitavos de final da Libertadores, entre o 'fogão' e o Palmeiras

A Conmebol comunicou que multou o Botafogo, em mais de 54 mil euros, por conta dos gestos racistas feitos por um adepto na partida da primeira mão dos oitavos de final da Libertadores, contra o Palmeiras.

Na altura, foram publicadas imagens nas redes sociais onde era possível ver um adepto com a camisola do Botafogo a fazer gestos de macaco e a esfregar o braço (mostrando a cor branca da pele) em direção aos adeptos do Palmeiras. Menos de 24 horas depois do incidente, o Botafogo tomou medidas. Contudo, isso não impediu o clube de ser multado.

A Conmebol entendeu que as imagens e circunstâncias podem ser enquadradas no artigo 15.2 do Código Disciplinar da entidade: «Qualquer Associação Membro ou clube cujos adeptos insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será sancionado com uma multa.»

Recorde que, no dia seguinte da partida contra o Palmeiras, o 'fogão' informou que identificou o adepto e que este seria punido exemplarmente, com a suspensão permanente do Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo. O adepto foi reconhecido com o auxílio do sistema de reconhecimento facial, que o clube exige para a entrada no estádio.