Arena Liga Portugal: ponto de partida
A inauguração do Arena Liga Portugal, no próximo dia 13 de dezembro, na cidade do Porto, será um grande marco na vida desta instituição (Foto D. R.)

Arena Liga Portugal: ponto de partida

'Futebol#NãoPára' é o espaço de opinião quinzenal de Vasco Pinho, Diretor Executivo da Liga Portugal

A inauguração do Arena Liga Portugal, no próximo dia 13 de dezembro, na cidade do Porto, será um grande marco na vida desta instituição e reveste-se de enorme importância para o Futebol Profissional português, mas importa manter a perspetiva certa: muito mais do que uma meta, é um ponto de partida. Ou seja, valida o muito que foi feito na última década sob a liderança de Pedro Proença, mas acima de tudo vai impulsionar esta indústria para os grandes desafios que o presente e o futuro colocam.

A nova casa do Futebol Profissional, que vi crescer de muito perto, dia após dia, é o resultado de um percurso de excelência que se dividiu em três atos, equivalentes a três mandatos: primeiro a recuperação, depois a consolidação e, por fim, a afirmação, período em que nos encontramos. Para lá do salto em matéria de organização, planeamento e profissionalismo, a Liga Portugal registou um notável volte-face na sua situação financeira, mudou a justiça desportiva em matéria de celeridade, colocou em marcha a Centralização dos Direitos Audiovisuais, grande game changer desta indústria, e conseguiu o grande objetivo de unir os Clubes em torno de interesses comuns, promovendo um ambiente nunca visto entre as Sociedades Desportivas.

Já no campo, temos um futebol que tem estado na vanguarda das novas tecnologias, que tem vindo a bater recordes em matéria de assistências nos estádios, que é altamente competitivo em termos internacionais (esta época, até ao momento, ocupa o segundo lugar no ranking da UEFA) e que é um case study planetário ao nível da criação de Talento e da balança de transferências no mercado, com um lucro de 2,4 mil milhões de euros nos últimos dez anos, deixando a concorrência a quase mil milhões de euros.

Este desenvolvimento, dentro e fora do campo, já exigia e merecia uma casa à altura, não só do ponto de vista operacional, porque a Liga é hoje uma verdadeiro máquina na organização das competições profissionais e de eventos de entretenimento que refletem uma visão 360 desta atividade, mas também do ponto de vista da exploração comercial de uma marca cada vez mais sólida e de parceiros cada vez mais comprometidos com a vitalidade e credibilidade do sector.

O Arena Liga Portugal destaca-se pela sua arquitetura, pela sua modernidade e pela sua sustentabilidade, mas acima de tudo pela sua multifuncionalidade e pela forma inovadora como vai relacionar-se com a comunidade local e com todos os adeptos de futebol. Um mergulho de experiências e sensações que reunirá os cinco pilares do Liga Portugal Experience, ou seja, uma loja de produtos oficiais (Liga Portugal Store), um restaurante e um bar temáticos (Liga Portugal Bistro), um campo de futebol, circuito de skills e zona de eSports (Liga Portugal LAB), um museu interativo (Liga Portugal Legacy) e um espaço para os mais pequenos experimentarem as diferentes profissões deste desporto (Liga Portugal Kids).

Um ponto de partida rumo a uma nova era.