Boavista: visitas recentes a Barcelos não trazem boas memórias
Boavisteiros perderam em Barcelos por 3-1 na época transata (PAULO SANTOS/ASF)

Boavista: visitas recentes a Barcelos não trazem boas memórias

NACIONAL27.12.202320:27

Apesar do domínio histórico no terreno do Gil Vicente, as panteras somam apenas uma vitória em Barcelos nos últimos 14 anos; equipa tem teste exigente para tentar o regresso aos triunfos, 10 jornadas depois

O Boavista atravessa um mau momento na Liga. Apesar do empate caseiro (1-1), obtido nos instantes finais, diante do Vitória de Guimarães, que colocou fim a uma série de cinco derrotas consecutivas, o emblema do Bessa continua sem saber ganhar desde a 5.ª ronda, altura em que bateu o Chaves, em casa (4-1).

Esta jornada, os axadrezados terão pela frente o Gil Vicente, num terreno onde os resultados não têm sido positivos nos últimos anos.

Se, de um ponto de vista global do histórico de confrontos entre os dois emblemas, as panteras registam uma supremacia evidente (18 triunfos em 30 partidas), o cenário muda de figura quando se analisam os duelos mais recentes entre gilistas e boavisteiros.

Dos seis encontros entre os dois clubes desde 2009, o Boavista apenas venceu por uma vez no Estádio Cidade de Barcelos: em maio de 2021, na última jornada da Liga, a formação comandada por Jesualdo Ferreira levou a melhor (2-1), com um 'bis' de Yusupha a responder ao golo de Samuel Lino.

Na última temporada, mais fresca na memória dos adeptos axadrezados, o Boavista saiu derrotado da casa gilista (3-1), num encontro onde Petit foi expulso.

Feitas as contas, as panteras sofreram seis golos dos 'galos' nas duas últimas visitas a Barcelos, tendo marcado apenas um tento. Além disso, o emblema do Bessa soma apenas dois triunfos fora de casa na presente edição do campeonato, pelo que se adivinha um teste difícil para a turma de Jorge Couto e Ricardo Paiva.

Recorde-se que os dois técnicos estão ao leme do Boavista desde a saída de Petit. A dupla de treinadores orientou os boavisteiros frente ao Vitória de Guimarães, na 14.ª jornada do campeonato.

Seba Pérez e Gaius Makouta, duas peças importantes das panteras, cumprem castigo por acumulação de cartões amarelos, pelo que estão abertas duas vagas no meio-campo boavisteiro em Barcelos.

O encontro está marcado para este sábado, a partir das 15.30.