Brasil «Benfica vai ser campeão!»
Luís Andrade, treinador da equipa feminina do Flamengo, mostra total confiança na caminhada triunfal do Benfica, clube que representou ao longo de quatro temporadas. Os encarnados visitam Portimão este sábado e o antigo jogador encarnado mostra total crença na vitória. A temporada esta a correr de feição com o seu «Mengo» na liderança do campeonato à passagem da 10.ª jornada com dois pontos de vantagem sobre Corinthians.
- Apesar de estar quase a oito mil quilómetros de Portugal, tem acompanhado o trajeto do Benfica?
- Sim, claro, tenho muito poucas dúvidas que o Benfica vai ser campeão, apenas depende dele. Joga muito bom futebol. Uma equipa bem organizada, quer defensiva quer ofensivamente, tem uma boa estratégia de jogo. Os seus jogadores têm forte sentido posicional, não dão espaços aos adversários para jogarem o seu jogo. Roger Schmidt está a fazer um ótimo trabalho. Reforço, o Benfica tem tudo para ser campeão.
- Recorda com frequência a passagem pelo Benfica?
- Muitas vezes, muitas mesmo! É um clube de classe mundial. Muito bem organizado com um presidente à imagem do clube. Rui Costa conseguiu devolver o interesse do Benfica aos adeptos. Estão sempre com a equipa e isso também tem tem tido grande peso, veja-se os jogos do Benfica na Luz e fora, é uma loucura o número de adeptos, e sempre a puxar pela equipa! Ainda agora em Portimão vai ser uma loucura. Benfica é um clube de massas e quem o dirige está a tirar bem partido desse facto.
- O treinador português está na moda no Brasil... como convive com essa popularidade no Rio de Janeiro?
- O futebol feminino ainda não tem a visibilidade do masculino. Começou há pouco e quase de modo meteórico a sua ascensão, pelo que ainda consigo passear com algum à vontade... mas as coisas estão cada vez mais intensas e interessantes.
- Sempre bem tratado pelos adeptos do Mengo?
- Nem sempre (sorrisos)… quando as coisas não correm bem sou criticado... aqui no Brasil existe uma grande tendência para a impaciência de obtenção de resultados e, por vezes, o trabalho que fazemos não dá para atingirmos as desejadas vitórias imediatas. Para já, as coisas estão a correr bem, estamos em primeiro o que é excelente!
- Tem contato com treinadores portugueses das equipas masculinas?
- Com alguns... Os que tenho contacto e que conheço pessoalmente. Portugal é um país pequenino mas com profissionais com muito talento. De qualquer forma a todos desejo muito sucesso.
«FLAMENGO É UM CLUBE FANTÁSTICO»
- Como é ser português e treinar um dos maiores clubes do mundo?
- Acima de tudo, sinto-me muito orgulhoso da minha nacionalidade e de poder representar da melhor maneira o meu país. O Flamengo é de facto um dos maiores clubes do mundo, com uma torcida fantástica. É um orgulho tremendo representar este clube fantástico. Assistir a um jogo no Maracanã é espetacular, uma pessoa fica em êxtase, é maravilhoso. Para mim, é fundamental conseguir transmitir às jogadoras os ensinamentos que acumulei ao longo da minha carreira como jogador e treinador.
- Como é conduzir um histórico como o Flamengo na liderança do campeonato feminino?
- Com orgulho, com muito trabalho, planeamento e dedicação. Um trabalho de equipa, da minha comissão , da gerência e também das minhas atletas.
- Como tem sido a caminhada no Flamengo?
- Não tem sido fácil, mas penso que se Deus quiser a vontade de vencer e a determinação de querer mais e mais vai levar este grande clube às grandes vitórias.
- É um treinador conhecido no Rio de Janeiro?
- Sim, ainda mais esta temporada que os jogos do Flamengo passaram a ser televisionados. Hoje em dia já existe a possibilidade de seguir as equipas femininas através da televisão e também através dos canais online. Isso ajuda bastante a aumentar a nossa popularidade.
- Quais os objetivos imediatos?
- O meu objetivo é fazer um bom trabalho, somar vitórias e ficar na história do Flamengo!
- Como é a relação com a direção do Flamengo?
- Estamos em sintonia!
- Quais as razões que o fazem continuar à frente da equipa feminina do Flamengo?
- Este projeto é aliciante. Temos a possibilidade de ganhar o Brasileirão feminino e ir à Taça das Libertadores. Já conquistámos um Torneio Internacional, uma Copa Rio e fomos vice-campeões da Super Copa. Tudo isto no espaço de um ano e pouco. Quero mais e tenho a certeza que podemos lá chegar! Onde? Ao céu do futebol!
- Para quando portuguesas no plantel?
- Já houve contatos... vamos ver… para já ainda não há nada…
- Futebol feminino brasileiro é mais forte que o português?
- Penso que sim... Apostam mais na formação, tem mais qualidade técnica e são muito aguerridas. O país também é muito grande, o que ajuda a existir uma facilidade maior de aparecerem mais talentos. As equipas também são mais equilibradas.
- Até onde vai a tua ambição?
- Não gosto de perder nem a brincar! Trabalho muito para poder vencer tudo o que me for proposto. Primeiro que tudo, estou muito feliz pelo que já conquistei aqui no Flamengo, mas ainda não estou satisfeito, sou ambicioso. Ganhar as provas em que estamos inseridos e o apuramento para a Libertadores seria fantástico. Depois de conseguir logo veremos.
- Para quando o teu regresso a Portugal?
- O futuro a Deus pertence.