Benfica-Santa Clara: o regresso de Lage e o sonho açoriano
Bruno Lage começa a nova aventura no Benfica contra uma equipa que lhe deixou más memórias na última passagem pela Luz. Foto: Rui Raimundo

ANTEVISÃO Benfica-Santa Clara: o regresso de Lage e o sonho açoriano

NACIONAL14.09.202409:00

Primeiro desafio para o treinador português neste regresso às águias; clube de Ponta Delgada está a protagonizar o melhor arranque de sempre e pode continuar a fazer história

O mundo estará de olhos postos no encontro entre Benfica e Santa Clara, este sábado, às 20.30 horas, no Estádio da Luz, para a 5.ª jornada da Liga.

Bem, o mundo será um exagero, mas decerto que os adeptos encarnados estarão com grandes expectativas para perceber que Bruno Lage é este que vai comandar as águias no regresso à Luz: se o da primeira metade de temporada em que assumiu as rédeas do Benfica, em que apresentou um futebol avassalador e recuperou de uma desvantagem de 7 pontos em relação ao FC Porto; se o da segunda época, em que acabou por sair precocemente do comando da equipa, após uma série de apenas duas vitórias em 13 jogos.

Curiosamente, a única vez que os bravos açorianos derrotaram as águias foi no campeonato em 2019/2020, na 28.ª jornada: na altura, venceram a formação encarnada por 4-3, a jogar na Luz. O treinador era... Bruno Lage. O Benfica voltaria a ser derrotado na jornada seguinte, contra o Marítimo, na Madeira, por 2-0, resultado que ditaria o fim da linha para o treinador português.

Bruno Lage na derrota do Benfica por 3-4 na 28.ª jornada da Liga 2019/2020. Foto: Miguel Nunes

Recuperar os adeptos (e pontos)

Além do (óbvio) objetivo de vencer o encontro, o Benfica vai entrar em campo com a tarefa de voltar a conquistar os adeptos. As águias ocupam apenas o 7.º lugar da tabela classificativa, fruto de duas vitórias, um empate e uma derrota, e será crucial que o conjunto encarnado comece a recuperar da desvantagem que já possui relativamente ao Sporting, líder com 12 pontos.

Haverá alguma curiosidade para perceber em que esquema tático é que a equipa vai alinhar e quais os intervenientes que Lage vai escolher. O sistema predileto do treinador de 48 anos é o 4x4x2 e peças não lhe faltam para pôr a máquina a funcionar à sua maneira.

Neste sentido, haverá também, junto dos adeptos, alguma expectativa para ver os novos reforços em ação: Zeki Amdouni marcou o golo solitário da Suíça no jogo contra a Espanha, na pausa para seleções, ao passo que Kerem Akturkoglu deixou água na boca dos benfiquistas após marcar um hat-trick ao serviço da Turquia contra a Islândia. Os dois podem estrear-se pelo Benfica este fim-de-semana, além de Issa Kaboré, lateral emprestado pelo Manchester City, embora este possa ter de esperar um pouco mais para se vestir de águia ao peito, face à forte concorrência de Bah, dono da ala direita.

Onze provável: Trubin; Alexander Bah, Otamendi, António Silva, Álvaro Carreras; Di María, Florentino, Kokçu, Akturkoglu; Prestianni, Pavlidis.

Lesionados: Renato Sanches, Tiago Gouveia, Aursnes.

A figura: Di María. O extremo argentino continua a ser o jogador a ter atenção no relvado, uma vez que pode mudar o rumo do jogo com um drible, um passe ou um remate. No entanto, Akturkoglu promete dar-lhe luta por este título...

O que disse Bruno Lage, treinador do Benfica: «Um adversário muito competente, que está a ter um início de época muito bom, já tem três vitórias. Olhei para o Santa Clara mas olho sobretudo para aquilo que podemos fazer. Preparámos a equipa, percebemos o que a equipa tem feito e aquilo que nós podemos fazer, com poucos dias de trabalho. Espero um jogo dinâmico da nossa parte, com muitas oportunidades de golo, que foi aquilo que trabalhámos nestes dias.»

Continuar a surpreender

A protagonizar o melhor arranque da sua história, o Santa Clara espera continuar a bater recordes e chegar a uma inédita quarta vitória nos primeiros cinco encontros do campeonato.

Os bravos açorianos venceram três dos quatro encontros que disputaram, tendo apenas caído aos pés do FC Porto, no Estádio do Dragão (0-2). Apesar de só terem derrotado o Benfica por uma vez, o conjunto de Vasco Matos pode tentar aproveitar o momento incerto que as águias vivem para sair da Luz com os três pontos.

O plantel açoriano, note-se está praticamente na máxima força, com Pedro Pacheco, defesa-central de 27 anos, a revelar-se a única baixa, por lesão.

Onze provável: Gabriel Batista; Sidney Lima, Frederico Venâncio, Luís Rocha; Lucas Soares, Adriano Firmino, Pedro Ferreira, MT; Vinícius Lopes, Alisson Safira, Gabriel Silva.

Lesionados: Pedro Pacheco.

A figura: Gabriel Silva. O extremo brasileiro, de 22 anos, tem sido a grande figura da equipa neste início de campeonato. Abriu o marcador nas vitórias contra o Casa Pia e contra o Aves SAD, tendo sido eleito Homem do Jogo em ambos os encontros.

O que disse Vasco Matos, treinador do Santa Clara: «A imprevisibilidade vai ser grande, porque não sabemos que ideia é que o treinador do Benfica vai implementar. Trabalhamos sempre muito mais em função da nossa equipa, mas sempre com o cuidado de analisar o adversário. Ambição muito grande e uma grande fome de fazer sempre bem as coisas. Temos de olhar para dentro e desafiar-nos a nós próprios, sabendo que vamos encontrar um adversário de extrema qualidade.»