Benfica: longa espera dura um ano e oito meses

NACIONAL05.12.202422:28

Bruno Lage persegue oitava vitória seguida, algo que não é visto desde 2023, com Roger Schmidt. Técnico português dá passos semelhantes aos de 2018/2019

O Benfica soma e segue na Liga com Bruno Lage — sete vitórias seguidas desde que o treinador substituiu Roger Schmidt alimentaram a esperança num futuro com a conquista do título de campeão, depois de um começo de temporada que ameaçou os objetivos. Os encarnados entram para a 13.ª jornada, na qual enfrentam o V. Guimarães, para prolongar a série e somar o oitavo triunfo consecutivo. Talvez poucos se recordem da última vez em que isso aconteceu no campeonato, afinal já passou mais de um ano e oito meses.

Longa se tornou a espera para os benfiquistas. As sete vitórias seguidas igualam duas séries conseguidas pelos encarnados na última época, sob o comando de Roger Schmidt, entre a segunda e oitava e a 14.ª e a 20.ª jornadas. A última série triunfante, curiosamente, acabou num jogo com o V. Guimarães, no Minho, em abril de 2023, com empate a dois golos, que conduziu a desabafo de Ángel Di María.

«Estamos a jogar contra todos», atirou o campeão do mundo, condenado ao pagamento, depois, de multa de 510 euros. O castigo do Conselho de Disciplina foi sancionado pelo Tribunal Arbitral do Desporto, mas anulado, a 8 de outubro, pelo Tribunal Central Administrativo do Sul, que considerou as declarações críticas legítimas.

O Benfica volta, como tal, a encontrar o V. Guimarães, na esperança de chegar às oito vitórias seguidas. A última vez que isso aconteceu foi na época 2022/2023, quando Schmidt conduziu os encarnados ao título. Entre a 17.ª e 26.ª jornadas foram 10 triunfos. E, depois de somar o nono consecutivo, o treinador alemão renovou o contrato.

Naquele momento, para lá de liderar o campeonato, o Benfica estava qualificado para os quartos de final da Liga dos Campeões. A série seria interrompida com derrota, na Luz, com o FC Porto, seguindo-se outra derrota, em Chaves, que ameaçou a estabilidade da equipa, que acabaria mesmo por chegar ao título.

Bruno Lage está, por outro lado, a repetir os passos da primeira passagem pelo Benfica. Depois de substituir Rui Vitória, na época 2018/2019, arrancou com nove triunfos seguidos, interrompidos por um empate e seguidos de mais nove vitórias seguidas — pegou na equipa no quarto lugar com menos sete pontos que o FC Porto e acabou no primeiro com mais dois que os dragões.

Mas o melhor momento no campeonato de Lage com o Benfica surgiu na época 2019/2020, com 16 vitórias seguidas, entre a quarta e a 19.ª jornadas. O pior para o treinador aconteceu depois. Duas derrotas consecutivas, com FC Porto e SC Braga, e só mais duas vitórias nos oito jogos seguintes. Foi despedido depois de desaire com o Marítimo, na Madeira, à 29.ª jornada. O Benfica estava, então, com menos seis pontos que o FC Porto, depois de ter desperdiçado vantagem de sete pontos.