Liga BPI: empate entre SC Braga e Sporting deixa Benfica a sorrir

Minhotas e leoas não saíram satisfeitas do jogo e veem águias afastarem-se na liderança

No jogo grande da 10.ª jornada da Liga BPI, duas equipas candidatas ao título empataram (1-1), com SC Braga e Sporting a anularem-se num jogo em que a vitória podia ter caído para os dois lados. O Benfica, que venceu o Clube de Albergaria, tem agora mais quatro pontos do que as minhotas e mais cinco do que as leoas.

O SC Braga avisou logo duas vezes nos primeiros três minutos, com um remate bloqueado de Carolina Rocha (2’) e um enquadrado de Manjou (3’), que Seabert defendeu.

O Sporting demorou a sacudir a pressão e Diana Silva (24’) deu o primeiro sinal de perigo com um remate ao poste. A avançada assistiu depois o golo de Maiara (29’), mas não escapou a um fora de jogo que o VAR identificou e o lance foi anulado.

E quando as leoas estavam melhores, Dolores Silva (39’) marcou para as minhotas: grande mérito para Zoi Van de Vem, que driblou Sauvé antes de cruzar para a área, onde um mau corte de Georgia deixou a bola à mercê da internacional portuguesa.

A equipa de Micael Sequeira reagiu bem à desvantagem e empatou aos 51’ num lance fortuito. Maiara bateu um livre, a bola sofreu um par de desvios e Fátima Pinto recolheu-a na área, batendo com facilidade Patrícia Morais. A guarda-redes esteve depois em evidência ao impedir golos de O’Donell (61’) e de Telma Encarnação (67’).

A polémica instalou-se com a expulsão do treinador bracarense, Miguel Santos (75’), por protestos, que exigiu explicações à quarta-árbitra Patrícia Carneiro, que até teve de empurrar ligeiramente o técnico para o acalmar. Miguel Santos foi para a bancada e o Sporting continuou o ascendente e quase celebrou a reviravolta com um remate de Beatriz Fonseca (85’) que acertou em cheio na trave.

O empate não satisfez ninguém e confere ainda mais importância ao jogo da próxima jornada entre Benfica e SC Braga.