Médio está pronto para recuperar o tempo perdido e a titularidade; ninguém da equipa fez tantos passes longos certos na Liga como o internacional turco; Florentino sacrificado
Contratação mais cara de sempre do Benfica, pelo qual o Benfica pagou €25 milhões ao Feyenoord, escolha de Roger Schmidt para substituir Enzo Fernández, e por isso não foi contratado qualquer médio para substituir o argentino em janeiro, melhor jogador dos Países Baixos na época passada, Orkun Kokçu, 22 anos, está longe de corresponder às expectativas que a contratação provocou.
O médio internacional turco arrancou a temporada como titular indiscutível, o rendimento dele sofreu com uma lesão no pé direito (fascite plantar), esteve um mês e um dia afastado da competição e, agora, está pronto para recuperar o tempo perdido e a titularidade.
Maarten Stekelenburg foi treinador seis anos nos sub-19 dos Países Baixos e dirigiu Kokçu, médio do Benfica; Pede tempo para que se conheçam as qualidades de um jogador «completo»
Depois do empate com o Moreirense, Roger Schmidt justificou as saídas de Florentino e João Neves por Kokçu e Chiquinho, ao intervalo, com o cansaço dos primeiros dois. O médio internacional turco somou, em Moreira de Cónegos, a terceira presença depois de ultrapassado o problema físico que o tinha obrigado a travar a fundo. Tinha voltado com o Famalicão, para a Taça, entrando aos 79 minutos para o lugar de Florentino, depois voltou a ser utilizado com o Inter (12 minutos), substituindo outra vez o médio defensivo português, finalmente esteve a segunda parte em ação com o Moreirense.
Roger Schmidt explicara, antes do jogo com o Famalicão, que Kokçu precisava de mais tempo e competição para estar a 100 por cento. Passadas quase duas semanas, o médio turco pode ainda não estar no topo da forma física e competitiva, mas está pronto para ser titular.
O que oferece Kokçu
Com Florentino, segundo o treinador alemão, a acusar desgaste físico, Kokçu é uma opção que oferece mais frescura à equipa. Que pode ganhar uma característica importante — Kokçu é o jogador do Benfica que mais passes longos completa com sucesso por jogo na Liga (média de 6,1 por jogo), seguindo-se Nicolas Otamendi (4,1) e João Neves (3,9).
Em percentagem, comparando com Florentino, os números até estão próximos — 79 por cento contra 81. E, por outro lado, com o turco o Benfica recupera aquele que é o quinto jogador com maior número de remates por jogo (média de 1,8), atrás de Di María (3,8), Rafa (2,5), David Neres e Musa (ambos 2,1).
Kokçu, por sua vez, e ainda em número que dizem respeito ao campeonato, é o terceiro com o maior número de passes certos por jogo (média de 56,6 por cento), só atrás dos defesas-centrais António Silva (59,1) e Otamendi (58), que, naturalmente, não têm igual influência ofensiva.
Com o Benfica a precisar de mais criação e produção ofensivas, chegou, com o Farense, a oportunidade de Kokçu. Florentino, tudo indica, será o sacrificado. E isso obrigará João Neves a estar mais preocupado com missões defensivas.