Benfica: João Neves acelera
João Neves ainda com as marcas do choque de cabeças com Cristian Ponde, no jogo com o Farense. Foto: Miguel Nunes

Benfica: João Neves acelera

NACIONAL01.05.202406:50

Médio reavaliado esta quarta-feira, mas deve regressar ao onze contra o Famalicão; perdeu primeiro jogo da época por precaução; mas está recuperado do hematoma no sobrolho direito

João Neves foi suplente não utilizado no jogo da última jornada do campeonato, em casa, com o SC Braga, falhando pela primeira vez um jogo do Benfica esta temporada — o médio de 19 anos esteve em 52 dos 53 jogos das águias.

João Neves esteve em dúvida e não foi utilizado frente ao SC Braga porque sofreu um hematoma no nariz e no sobrolho direito no jogo frente ao Farense, na 30.ª jornada da Liga, no Algarve. Agora já está clinicamente apto, mas procura recuperar a boa forma física depois de ter falhado alguns treinos da equipa na semana passada.

O plantel dos encarnados gozou folga esta terça-feira e no regresso aos treinos, esta quarta-feira, João Neves será novamente reavaliado, mas tudo indica que estará em condições de recuperar a titularidade no meio-campo ao lado de Florentino Luís, se Roger Schmidt entender lança-lo — no último jogo, com os bracarenses, foi João Mário quem alinhou no meio-campo e o médio fez uma boa exibição. O Benfica, recorde-se, venceu na Luz por 3-1 e garantiu no duelo com os minhotos o segundo lugar no campeonato e correspondente acesso às pré-eliminatórias da próxima edição da Champions, mas ainda com possibilidade de qualificação direta para a fase de grupos desde que o Leverkusen conquiste a Liga Europa.

A cinco pontos do Sporting, a revalidação da conquista do título nacional é irrealista, mas os encarnados também não atiram a toalha ao chão enquanto for possível alcançar esse objetivo.

Poder de novo contar com João Neves, um dos melhores e mais regulares elementos da equipa ao longo da época inteira, será um argumento de que Schmidt não irá prescindir para o último fôlego na Liga. O médio, aliás, só ficou no banco de suplentes com o SC Braga por precaução. Esteve no relvado com os companheiros e chegou mesmo a fazer exercício de aquecimento. O olho negro, porém, denunciou o forte choque de cabeças com Cristian Ponde, avançado do Farense.

Depois do Famalicão o Benfica ainda terá de receber o Arouca e jogar em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, na última jornada.